Newsletter – 26 de Novembro de 2018

ABRAJI

Para Claire Wardle, jornalismo colaborativo é caminho contra desinformação

Neste artigo, a diretora do First Draft, Claire Wardle, faz um balanço do Projeto Comprova nas eleições brasileiras e fala sobre o legado que a iniciativa deixa para o jornalismo brasileiro. Para ela, o Comprova ajudou a “reacender a paixão pelo jornalismo” em vários repórteres. É fundamental, diz Wardle, criar projetos colaborativos sustentáveis e contínuos para combater a desinformação no país.


Projeto Comprova fecha um ciclo no Brasil

Em outro artigo, a gerente de treinamentos do First Draft, Aimee Rinehart, também destrinchou a trajetória do Comprova. Em seu texto, Rinehart cita todas as pessoas e organizações que auxiliaram no projeto e ressalta que “há ampla evidência de que a desinformação continuará a se propagar no Brasil e a colaboração é a única forma de combater o problema”. Segundo ela, o Comprova está comprometido a estudar as possibilidades de realizar uma versão 2.0 em 2019.


30 milhões vivem em desertos de notícia

Mais da metade dos municípios brasileiros são desertos de notícia, ou seja, não contam com meios jornalísticos locais. A conclusão é da segunda etapa do Atlas da Notícia, que contou com uma campanha de crowdsourcing (levantamento de dados colaborativo) e foi divulgada nesta semana. O estudo concluiu que não há veículos de comunicação em 51% dos 5570 municípiosbrasileiros, onde vivem 30 milhões de pessoas.


RFB deve divulgar isenções de horário eleitoral

Dados detalhados sobre a renúncia fiscal de emissoras de rádio e TV para transmissão de horário eleitoral e programas políticos são de interesse público e devem ser divulgados. Este foi o entendimento estabelecido pela Controladoria-Geral da União (CGU) em decisão inédita de 13.nov.2018. O caso chegou à CGU em setembro, após a Receita Federal se negar a fornecer a um cidadão os valores de isenção de impostos a que cada emissora de rádio e TV do país teve direito devido à exibição do horário eleitoral gratuito e de programas de partidos políticos.


Repórter é ameaçado por PMs no Pará

Um repórter do Portal Roma News foi ameaçado por policiais militares no último sábado (24.nov.2018) em Belém (PA). O jornalista, que não quis se identificar por motivos de segurança, fazia a cobertura do pré-jogo entre Paysandu e Atlético-GO. Por volta das 13h, enquanto ele conversava com torcedores sobre as expectativas para a partida, iniciou-se uma confusão nas proximidades do estádio. Ao tentar registrar a situação, o profissional foi ameaçado por agentes da Polícia Militar do Pará.


Abraji oferece treinamento em segurança digital gratuito

Em parceria com Gustavo Gus, um dos membros do Tor Project e com a ESPM, a Abraji oferecerá no próximo dia 28/11 em São Paulo a oficina gratuita “Segurança digital para jornalistas: como usar o navegador Tor”. São 15 vagas para o público externo (não associados à Abraji). Gus, que é um dos organizadores da CryptoRave, ensinará como usar o navegador Tor, qual é a proteção oferecida pelo programa e como usá-lo para driblar a censura. As inscrições se encerram hoje (26.nov) às 23h59.

Coda.br disponibiliza todas as apresentações da conferência

A terceira edição do Coda.Br, realizada nos dias 10 e 11.nov.2018, em São Paulo, contou com mais de 300 participantes e dezenas de horas de atividades, entre apresentações e atividades práticas. A organização do evento disponibilizou todas as apresentações da conferência, tanto para quem não pôde comparecer, quanto para quem estava em outra atividade simultânea. Confira as mais de 30 apresentações e recursos didáticos sobre os diversos temas abordados durante o Coda.Br.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *