Newsletter – 28 de Outubro de 2019

Presidente da Abraji participa de debate da CPMI das Fake News

O presidente da Abraji, Daniel Bramatti, participou em 22.out.2019 de audiência pública no Senado Federal para debater o fenômeno das notícias fraudulentas — também chamadas de fake news — no contexto brasileiro. Em sua apresentação, Bramatti destacou o trabalho do Comprova e a importância da educação midiática.

Leia mais


Os selecionados para a bolsa de jornalismo de educação

Na segunda-feira, 21. out.2019, saiu o resultado do Edital de Jornalismo de Educação, que selecionou oito projetos jornalísticos a serem financiados com bolsas de R$ 8 mil. Os recursos são oferecidos pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) em parceria com o Itaú Social.

O edital também vai premiar universitários cujos TCCs desenvolvam projetos jornalísticos sobre educação. As inscrições podem ser feitas até 15.dez.2019.


Dicas da Abraji sobre a GIJC

Neste ano, Cristina Zahar e Reinaldo Chaves — secretária executiva e coordenador de projetos da Abraji — participaram pela primeira vez da  conferência mundial GIJC (Global Investigative Journalism Conference), que aconteceu de 26 a 29 de setembro, em Hamburgo (Alemanha). Este texto reúne dicas de conteúdos relevantes compartilhados pelos palestrantes durante o evento.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Um guia de jornalismo colaborativo

ProPublica

A ProPublica, redação independente que produz jornalismo investigativo, lançou uma versão em português do guia de jornalismo colaborativo produzido em parceria com o Google News Iniciative. A tradução do documento, publicado originalmente em inglês, foi feita por Natália Mazotte, da Escola de Dados.

Democracia hackeada

Agência Pública

Em entrevista à Agência Pública, Martin Moore, autor do recém-lançado livro Democracy hacked: how technology is destabilizing global politics falou sobre os possíveis desfechos caso a democracia não se adapte à realidade tecnológica. As previsões de Moore, que é jornalista e professor da King’s College London, são preocupantes.

Escrevendo para os ouvidos

Transom (em inglês)

Com o crescente sucesso dos podcasts, talvez seja uma boa ideia aperfeiçoar habilidades de escrita voltadas para o áudio. Este texto de Nancy Updike, produtora do This American Life, reúne dicas e exemplos práticos valiosos para criar roteiros que não resultam em leituras monótonas na hora da gravação. O conteúdo também está disponível em espanhol.


Cadê a Abraji?

Um resumo quinzenal do nosso trabalho.
Quer saber mais? Associe-se à Abraji.

No último final de semana, a Abraji esteve em Belo Horizonte com o projeto “Jornalismo e Periferias”, realizado em parceria com o Google News Initiative. Durante 3 dias, comunicadores de meios periféricos tiveram aulas de fundamentos do jornalismo, segurança digital e outras ferramentas. Representantes da associação estiveram também em Campo Grande, para a Semana de Jornalismo da UFMS.

A Abraji se manifestou publicamente contra a agressão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) ao jornalista Guga Noblat em 17.out.2019.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *