Newsletter – 29 de Outubro de 2018

Impunidade no assassinato de jornalistas brasileiros está entre as piores do mundo

O Brasil é o 10º país do mundo com o pior índice de impunidade em crimes contra jornalistas. A conclusão é do relatório “Impunity Index” (Índice de Impunidade), divulgado pelo Committee to Protect Journalists (CPJ) nesta segunda-feira (29.out.2018). É a nona menção (oitava seguida) ao país no ranking, que é publicado desde 2008. O índice do CPJ considera a proporção de assassinatos de jornalistas não resolvidos em relação à população de cada país entre 1.set.2008 e 31.ago.2018.


Violência atinge jornalistas ao final das eleições

Ao menos três jornalistas foram intimidados ou agredidos fisicamente desde o anúncio dos resultados das eleições na noite de ontem (28.out.2018). Nos três casos, a violência partiu de apoiadores do candidato eleito para a presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). No ambiente digital, um repórter recebeu ameaça em rede social por parte do deputado federal Marcio Labre (PSL-RJ). Outras dezenas de profissionais receberam mensagem ofensiva do assessor de imprensa de Bolsonaro.


Organizações obtêm acesso à base do CNPJ

Iniciativas de ciências de dados conseguiram, por meio de recurso à Controladoria-Geral da União (CGU), acesso à íntegra da base de dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). A decisão foi assinada em 19.out.2018 pelo Ouvidor-Geral da União Gilberto Waller Júnior e o Ministério da Fazenda tem o prazo de 30 dias para entregar a informação, a partir da data em que for notificado. A informação já fora solicitada por organizações em diversas ocasiões, e rejeitada em todas elas, sob a justificativa de que exigiria “trabalho adicional de dados”.


Edição pocket do Festival 3i vai ao Recife

A cidade de Recife (PE) recebe no dia 10.nov.2018 (sábado) a terceira edição “pocket” do Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente. Em sua primeira vez no Nordeste, o evento promove discussão sobre o papel da imprensa na cobertura eleitoral e traz exemplos de sucesso em termos de financiamento e inovação no jornalismo brasileiro. O festival ocorre das 12h30 às 19h30 no campus da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e os ingressos custam 100 (inteira) e 50 reais (meia-entrada).


Plataforma cruza dados sobre o sistema prisional do Brasil

Lançada no final de setembro, a plataforma Carcerópolis cruza dados abertos do Infopen (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias) e oferece um mapa com as todas as unidades prisionais do país. Também estão disponíveis análises sobre o crescimento do sistema, o perfil da população prisional, a infraestrutura, e a situação jurídica dos presos, entre outros, oferecendo ao usuário o acesso livre aos microdados que geraram tais análises.


Como garantir boas respostas pela Lei de Acesso

O jornalista de O Estado de S.Paulo Luiz Fernando Toledo reuniu conselhos no site da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) sobre o uso da Lei de Acesso a Informações em reportagens. O texto é um guia de como entrar com recursos em diversas situações e melhorar as respostas obtidas por meio de pedidos de informação. O repórter aconselha evitar pedidos excessivamente genéricos e indica caminhos para conseguir reverter decisões negativas com recursos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *