Newsletter – 8 de Outubro de 2018

Liberdade de Expressão. Foto: Abraji.

Abraji registra 137 casos de violência contra jornalistas em contexto eleitoral

  • Casos de agressões a profissionais da comunicação em contexto político, partidário e eleitoral já somam 137 ao longo de 2018, conforme levantamento da Abraji. Foram 75 ataques por meios digitais (com 64 profissionais afetados) e outros 62 casos físicos (com 60 atingidos). A maior parte das ocorrências físicas está relacionada à cobertura de manifestações ou eventos de grande repercussão ligados a eleições. Entre os casos digitais, a maioria (91%) são de exposição indevida de comunicadores.

 


Críticas à imprensa geram quase 1 mi de tuítes

  • Entre 18.set e 02.out.2018, 945,3 mil postagens no Twitter abordaram a cobertura da imprensa em relação às eleições, a maior parte dele críticos. O dado é fruto de uma análise feita pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) na rede social. A maior parte dos tuítes (82%) foi registrado após o dia 28.set, que teve o pico de publicações (474,3 mil).

Repórter é agredido em Rondonópolis (MT)

  • O repórter Denilson Paredes, do jornal A Tribuna (MT), foi agredido em 26.set.2018 ao flagrar o descarte de resíduos de construção civil às margens de um córrego em Rondonópolis (MT). Ao perceber que o jornalista fotografava a cena, o motorista do caminhão caçamba acelerou contra Paredes, quase o atropelando, e ao descer do veículo, agrediu-o com um soco. Em seguida, o outro ocupante do caminhão imobilizou o jornalista, que foi novamente agredido.

40º Prêmio Vladimir Herzog divulga finalistas

  • A comissão organizadora do 40º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos divulgou em 02.out.2018 a lista dos finalistas nas seis categorias desta edição. A escolha dos vencedores ocorrerá em 11.out, das 10h às 14h, em audiência pública na Câmara Municipal de São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet. A roda de conversa com os vencedores, bem como a solenidade de premiação, vão acontecer em 25.out, no Tucarena, em São Paulo.

TCC conta histórias de trabalhadoras domésticas

  • Em 1.jun.2015, a então presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei Complementar 150/2015, que regulamentou a “PEC das Domésticas”, de 2013, garantindo direitos à classe. O livro-reportagem Na Casa dos Outros – Histórias vividas por trabalhadoras domésticas tem como fio condutor essa modificação e foi um dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) apresentados durante o 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

ESPM e Columbia promovem seminário de jornalismo

  • A ESPM de São Paulo e a Columbia Journalism School promovem no dia 15.out.2018 o 2º Seminário Internacional de Jornalismo. O tema dessa edição é Democracia, Desinformação e Cobertura Jornalística e as palestras acontecerão entre 8h30 e 17h. O evento é gratuito e as inscrições já estão abertas. O seminário vai acontecer no Campus Francisco Gracioso da ESPM, na Vila Mariana, em São Paulo.

Inovação digital: bolsa para jornalistas abre inscrições

  • O International Center for Journalists (ICFJ) está com inscrições abertaspara a primeira rodada de 2019 do programa “A Digital Path for Entrepreneurship and Innovation for Latin America”. A organização selecionará jornalistas, tecnólogos e empreendedores digitais latino-americanos interessados ??em desenvolver habilidades de mídia digital e ganhar experiência em organizações de mídia dos EUA. As inscrições vão até 30.nov.2018.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *