Homenagens e muita festa marcam a abertura oficial do 17º Festival de Inverno de Bonito

Após a grande festa promovida pelo cortejo da Orquestra Vai Quem Vem, que guiou artistas, população local e turistas pelas ruas de Bonito, o 17º Festival de Inverno de Bonito (FIB) começou oficialmente nesta quinta-feira (28) com a participação do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. Ele visitou a Exposição “Divisão de Mato Grosso”, do artista plástico Humberto Espíndola, no Espaço das Artes e ouviu a descrição do próprio artista sobre a série de 8 quadros.

Para o governador, o intuito do Festival de inverno é a valorização da cultura regional. “Este é um festival onde podemos apreciar a diversidade cultural do nosso estado e também atrativos nacionais. Mato Grosso do Sul tem uma cultura diversa, e poderemos mostrar isso para o Brasil todo, para todos saberem o que Bonito tem de tão belo”, ressalta.

Após a visita à exposição, o governador seguiu para o palco onde se apresentava a Orquestra Filarmônica Jovem do Pantanal, com o espetáculo audiovisual “Araras da Cidade – Músicas do Mato” integrando música e imagens projetadas durante a apresentação.

Na solenidade de abertura oficial do Festival, o professor do Instituto de Geociências da USP, Paulo Boggiani, foi um dos homenageados da noite. Ele contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da região de Bonito – Serra da Bodoquena. “É uma honra dividir essa homenagem com o saudoso Geraldo Roca. Mas gostaria de dividir também com os grandes amigos e parceiros que contribuíram muito para o desenvolvimento do turismo da nossa região”.

Outro homenageado foi Geraldo Roca, um dos maiores pensadores da cultura sul-mato-grossense. Quem recebeu uma placa alusiva em homenagem ao artista foi Francisco Roca, filho de Geraldo. “Agradeço a todos o carinho ao meu pai, que deixou um grande legado para a cultura sul-mato-grossense”. Um tributo musical ao artista, dirigido por seu parceiro Paulo Simões, foi um dos grandes momentos da abertura do FIB.

O secretário estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Renato Roscoe, falou sobre a riqueza cultural do Estado. “Somos privilegiados com uma natureza maravilhosa, mas também temos uma linda e formidável cultura que floresce em todos os cantos do Estado. Nada mais justo do que valorizar os artistas locais” disse o secretário.

O governador Reinaldo Azambuja decretou oficialmente aberto o FIB 2016, destacando a nova roupagem que prestigia os nossos artistas e faz uma mescla com o que temos no País inteiro. Este ano não temos o apoio de grandes patrocinadores, mas temos o apoio de todos os que fazem e dos que prestigiam o Festival”, finalizou.

Entre as autoridades que participaram da abertura oficial do Festival de Inverno de Bonito, estavam a primeira-dama do estado, Fátima Azambuja, o Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, Secretário de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula, Subsecretaria de Políticas para Mulheres, Luciana Roca, Presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e secretária adjunta de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Andréa Freire, e o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito (Leleco).

Autora: Débora Bordin. Foto: Daniel Reino.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *