Passeio na gruta de Bonito é uma viagem no tempo para alunos da rede pública

Foto: Arquivo pessoal/prof. Elton

Aliar a teoria ao conhecimento prático é uma técnica cada vez mais utilizada pelos professores para aprimorar e facilitar o aprendizado do aluno, gerando uma maior compreensão do tema através do estímulo dos vários sentidos humanos. Sentidos estes, que são afinados conforme as diferentes experiências, como no caso em especial, do aluno Lucas Fernando, que possui deficiência visual e pode, através do tato, conhecer rochas de mais de 650 milhões de anos durante uma visita a Gruta São Miguel, em Bonito – MS.

O passeio foi realizado nesta quarta-feira (27) e faz parte de uma aula sobre o surgimento do Universo, com a coordenação dos professores Elton Teixeira e Nirleia Kaiser, da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes. “A possibilidade de visitações aos atrativos turísticos do município é importantíssima na hora de aliar teoria à prática, possibilitando  o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula e despertando a curiosidade e o interesse do aluno”, afirma o professor.

Gruta São Miguel. Foto: Divulgação.

A Gruta de São Miguel é datada do período Pré-Cambriano, de 4,6 bilhões de anos atrás, onde se deu início a diversas características do planeta Terra, como a formação dos oceanos, da lua, de muitos minerais, de sua oxigenação, da formação de algumas vidas multicelulares e das placas tectônicas.

Já para Lucas Fernando, a experiência foi além de uma ‘simples aula prática’. “Foi um dia incrível, muita coisa nova e a atenção do guia Amandio também foi essencial, me proporcionando o melhor do passeio, mesmo com as minhas limitações”, afirmou.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

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