Série de cursos de regularização fundiária fecha com 250 servidores capacitados em seis cidades de MS

A última etapa em Bonito contou com 49 servidores inscritos

A cidade de Bonito encerrou, nesta quinta-feira (22), a  série de cursos de capacitação sobre regularização fundiária urbana, promovido pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), com o objetivo de levar aos servidores municipais o conhecimento da Lei Federal Nº 13.465/2017 e demais conceitos sobre o tema. O diretor-executivo do órgão, José Domingues Ramos, Zé Cabelo, representou o presidente Pedro Caravina, na última etapa do curso, que teve início em março na cidade de Jateí.

O treinamento está dentro do cronograma estabelecido pela entidade de levar cursos de qualificação aos servidores públicos municipais, como forma de melhorar o atendimento a população dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O evento conta com a parceria do governo do Estado, por meio da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), e da Anoreg-MS (Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul) e inclui a participação de outros municípios da área de abrangência, como Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho.

O ato de abertura foi realizado na Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito. Esta última etapa em Bonito, de uma série de seis cursos realizados em cidades-sede, contou com 49 servidores inscritos No total, 250 servidores foram capacitados, segundo atesta Ana Cristina, técnica da Assomasul que integra a equipe de coordenadores.

Entre os temas abordados ao longo do dia desta sexta-feira estão “apresentação dos novos instrumentos para regularização fundiária urbana – Lei Federal 13.465/2017 e decretos federais 9.310/2018 e 9.597/2018; “regularização fundiária urbana na prática – Do planejamento ao protocolo em cartório”; e “regularização fundiária no Estado – Práticas bem-sucedidas”.

Outras etapas

O treinamento foi aberto no dia 20 de março em Jateí, envolvendo ainda as cidades de Novo Horizonte do Sul, Taquarussu, Batayporã, Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Deodápolis, Vicentina, Fátima do Sul, Dourados, Itaporã, Douradina e Glória de Dourados.

Coxim foi a segunda cidade na qual o treinamento foi ministrado, em 24 de abril, com a participação de Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Figueirão, Costa Rica, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Camapuã. No dia 29 de maio foi a fez de Três Lagoas, envolvendo os municípios da área de abrangência: Selvíria, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Cassilândia, Inocência, Água Clara, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu e Anaurilândia.

A cidade de Amambai recebeu o curso no dia 18 de junho com a participação de Juti, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi, Japorã, Eldorado, Mundo Novo, Itaquiraí, Naviraí, Caarapó e Laguna Carapã.

O curso de regularização fundiária chegou a Campo Grande em 26 de julho abrangendo Terenos, Dois Irmãos do Buriti,Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Jaraguari, Bandeirantes, Rochedo, Corguinho, Rio Negro, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas e Rio Brilhante.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *