Feliz

O ex-governador Reinaldo Azambuja, após 8 anos governando o Estado, retornou sua rotina de homem comum e não esconde sua felicidade por conta disso:
“Depois de 26 anos de mandatos sucessivos, volto à rotina de uma vida cotidiana, com idas ao shopping, trabalho na fazenda, mais proximidade com a família, com os amigos e retomo as pescarias que tanto gosto.
Compartilho, feliz da vida esse meu reencontro com a rotina de cidadão comum. Estou feliz e agradecido pela confiança e as experiências que vivi no Legislativo e no Executivo!”
Disse o ex-governador lembrando o ditado do bom pescador:
“Mais feliz que lambari de sanga…”

Feliz I

…E quem também está feliz da vida e já retornou para junto da família nesse domingo (16), ainda em período Páscoal e de semana santa, com direito a comemoração da Missa do Domingo da Ressurreição de Cristo, é o ex-governador e deputado estadual Zeca do PT. Ele recebeu alta nessa semana e já se encontra no seio famíliar em Campo Grande, após ficar internado desde a segunda-feira (10), quando recebeu o diagnóstico de dengue. Segundo o fiel escudeiro e chefe de gabinete Ananias Costa “o quadro de saúde do ex-governador apresentou melhora clínica e recuperação satisfatória, o que justificou a alta hospitalar, devendo retornar suas atividades parlamentares.”.

Mad in MS

Único parlamentar de Mato Grosso do Sul e do Centro-Oeste a integrar a comitiva presidencial que foi à China, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) possa na foto oficial da comitiva brasileira na China, aparecendo atrás da primeira dama chinesa Peng Liyuan.

Ela é casada desde 1987, com o atual Secretário-Geral do Partido Comunista da China e Presidente Xi Jinping, com quem tem uma filha.
O deputado sul-mato-grossense comemorou o resultado positivo da agenda. “Estou animado com as possibilidades para nosso estado”, afirmou em seu retorno ao Brasil e recomendando a leitura do livro “Sobre a China”, escrito por Henry Kissinger que levou a tira-colo.

Atípica

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, confirmou que a proposta do novo arcabouço fiscal será enviada ao Congresso nessa próxima semana, após o envio do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024 nesta sexta-feira (14).
Segundo ela, os ministérios do Planejamento e da Fazenda aproveitarão o fim de semana para fazer os ajustes finais no texto sobre o arcabouço. Tebet qualificou a proposta de LDO que será enviada como “atípica”. “Porque o teto de gastos hoje não se sustenta. O teto não foi só furado, o teto caiu em cima da casa e está arrastando a casa”, disse. Segundo a ministra, os dados que serão apresentados reforçam a necessidade de uma nova regra fiscal.

Congresso

…E após o seu retorno da China, o presidente Lula enfrenta seu grande desafio, fazer andar projetos e medidas no Congresso.
Muitas brigas — não necessariamente pacificada — entre Câmara e Senado, o Congresso instalou três comissões mistas para analisar medidas provisórias editadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva: a que recria o Minha Casa, Minha Vida, a que reestrutura os ministérios e a que muda as regras do Bolsa Família. As duas primeira já têm relator, mas para a última haverá uma sessão extra para escolhê-lo. Havia uma quarta MP, a que recriava o voto de qualidade do governo no Carf, mas ela será reenviada como projeto de lei com urgência. Previstas na Constituição, as comissões mistas foram suspensas durante a pandemia. Como a tramitação das MPs passou a começar pelo Plenário da Câmara, o presidente dela, Arthur Lira (PP-AL), tornou-se dono da agenda e dos prazos. Ele tentou de todas as formas evitar que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reinstituísse as comissões, mas acabou derrotado.

Congresso I

A retomada das comissões mistas não foi tranquila. Os senadores avaliavam que não haveria quórum e denunciaram um boicote por parte dos deputados. Estes chegaram com cerca de uma hora de atraso e negaram a obstrução. Segundo o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), houve uma reunião das lideranças com Lira que acabou demorando mais que o previsto.

Mais bronca

O presidente Lula terá outra numa sinuca de bico com a crise no União Brasil. O presidente do partido, deputado Luciano Bivar (PE), não abre mão do Ministério do Turismo, hoje ocupado por Daniela Carneiro, que, junto a outros cinco deputados da bancada do Rio, pediu ao TSE autorização para deixar a legenda sem perder o mandato parlamentar. “É importante lembrar que a indicação dela no ministério é do União”, afirma Bivar. Entretanto, Daniela e o marido Waguinho, prefeito de Belford Roxo (RJ), apoiaram ativamente a candidatura de Lula no segundo turno, enquanto o UB ficou neutro.

Mais bronca I

Outro problema é a Bancada Evangélica, que integrou a base de Lula nos governos anteriores. Os parlamentares são contra medidas de igualdade de gênero e raça no SUS e proteção a religiões de matriz africana. Eles alegam que o governo usurpa a função do Legislativo ao baixar portarias sobre esses temas.

Julgamento

E a semana promete ser agitada também no Judiciário.
O Supremo Tribunal Federal vai iniciar nesta semana que vem o julgamento de cem denunciados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro. A presidente do tribunal, Rosa Weber, atendeu a um pedido do relator do caso, Alexandre de Moraes, e o plenário virtual vai se reunir entre os dias 18 e 24 de abril. Caso os ministros aceitem as acusações, os denunciados se tornarão réus e responderão por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e deterioração de patrimônio tombado.

Julgamento I

….E a semana fechou com o pedido do Ministério Público Eleitoral para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja condenado por seus ataques às urnas eletrônicas e fique inelegível por oito anos. A ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se refere à reunião que ele fez com embaixadores estrangeiros em julho do ano passado para difundir mentiras sobre o processo eleitoral brasileiro. O ex-presidente responde a 16 ações na Corte eleitoral. Com o parecer do MPE, a expectativa é que esse processo seja julgado pelo TSE em até um mês. A manifestação do vice-procurador-eleitoral, Paulo Gonet, era a última etapa que faltava para que o relator, ministro Benedito Gonçalves, conclua seu voto.

Fonte: Canal Meio, Nexo e Blog do Bosco.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *