Um sanfoneiro para vice de Bolsonaro

MS, 18 de fevereiro de 2022

O coro que o ex-presidente Lula vem dando nas pesquisas, especialmente, na região nordestina tem feito com que os estrategistas do presidente Jair Bolsonaro avaliem diversas possibilidades, na tentativa de reverter        o quadro eleitoral. Um nome surge entre as especulações sobre quem será o vice na chapa do presidente Jair Bolsonaro para a eleição de outubro. Trata-se de Gilson Machado, o chefe da pasta do Turismo conhecido como o ministro sanfoneiro. Seu nome circula entre interlocutores próximos ao mandatário, que enxergam nele uma possível identificação com eleitores do Nordeste, onde Bolsonaro vai mal nas pesquisas de intenção de voto, visto que Machado é pernambucano. Além disso, ele daria equilíbrio a uma chapa encabeçada por um candidato do Sudeste, questão recorrente nos pleitos presidenciais. O nome dele se junta a outros especulados, como Walter Braga Netto, ministro da Defesa, e Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal e da   Ministra Tereza Cristina da Agricultura.

Rejeição

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a ação que pedia o fim das restrições à propaganda eleitoral na imprensa escrita e internet. A ação, proposta pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ) em 2019, contestou o trecho da legislação, de 1997, que limita a propaganda eleitoral a dez anúncios por veículo em datas diversas para cada candidato até a antevéspera das eleições. A maior parte dos ministros votou para manter as atuais restrições. A partir da semana que vem, o colegiado deverá tomar decisões sobre o fundo eleitoral de R$ 4,9 bilhões, aprovado no ano passado, e tratar do tempo em que condenados pela Ficha Limpa devem ficar inelegíveis.

Que País é este?

O ministro da Economia, Paulo Guedes, mandou um recado ao G20, o grupo dos 20 países mais ricos do mundo, no qual o Brasil faz parte. Em mensagem em vídeo para ser exibida na reunião de ministros de Finanças, que ocorre em Jacarta, na Indonésia, Guedes disse que tem o objetivo de transformar o Brasil em uma economia de consumo massivo, “aberta, sustentável e inclusiva”. Ele também reforçou que a taxa de desemprego no país é mais baixa do que o início da pandemia e está caindo “consistentemente”. “Mantivemos nosso foco na sustentabilidade fiscal e reformas estruturais. O Brasil continuará surpreendendo positivamente. Previsões pessimistas têm se provado equivocadas”, completou. “Nosso objetivo é transformar o Brasil em uma economia de consumo massivo, aberta, sustentável e inclusiva”.

Desemprego

A taxa de desemprego no Brasil, atualmente 11,6%, seguirá na casa dos dois dígitos pelo menos até 2025. A projeção é com base nos dados do Sistema de Expectativas de Mercado do Banco Central. Com isso, o país pode completar dez anos consecutivos de desemprego de dois dígitos – desde 2016, o Brasil vem registrando desemprego acima dos 10%, segundo o IBGE. De acordo com os especialistas, por trás do desempenho estão as dificuldades de crescimento da economia em meio às sucessivas crises.

Disparidade

No cenário de negócios… A disparidade salarial entre homens e mulheres em cargos executivos foi a maior desde 2012 nos Estados Unidos. O levantamento da empresa de dados Morningstar avaliou os principais cargos das empresas que compõem o índice S&P 500 no primeiro ano da pandemia. Em 2020, as mulheres que ocupavam cargos de diretoria ganharam o equivalente a 75% do que seus colegas do sexo masculino. É a maior diferença em nove anos e está abaixo dos 88% – percentual mais alto – de 2018.

Petrópolis Solidariedade

Petrópolis (RJ) é uma cidade localizada em um vale no alto da Serra da Estrela, a 838 metros atitude. O Centro Histórico da cidade, onde ficam o Museu Imperial e o Museu Casa de Santos Dumont, está mais abaixo do que as entradas da cidade. Durante o temporal de terça, elas serviram de caminho para a água da chuva até o Centro. Em uma delas, na rua Washington Luiz, dois ônibus que faziam a rota contrária encontraram a enxurrada. Eles pararam, o volume de água aumentou e veio uma onda causada pela queda de um barranco próximo. Um vídeo mostra quando os veículos afundaram e foram arrastados pela correnteza. Não se sabe o que aconteceu com os passageiros.

O número de mortos até o fechamento era de 120, dos quais 13 são menores de idade. Foram identificados 33 corpos, além de registrados o desaparecimento de 116 pessoas.

Ruy Castro: “Não são números, por mais assustadores. Cada um representa uma pessoa que trabalhou, amou, riu e cuja história só agora nos está sendo revelada, por ela não existir mais. Como nunca antes, podemos conhecê-la, ver seu rosto, porque ela nos é mostrada em seu esplendor, numa foto tirada num dia feliz — talvez na véspera — pelo celular de um amigo ou parente. A morte agora tem rosto, vozes, gestos, que, para consolo ou dor dos que ficaram, podem ser acessados com um clique. É como se a pessoa nunca se fosse de todo.” (Folha)

Voltou a chover forte na cidade durante a tarde de quinta. A Defesa Civil acionou 14 sirenes e disparou SMS para a alertar a população. Um deslizamento foi registrado, e as autoridades determinaram que os moradores de Rua Nova deixassem a área.

SOS 

Veja como doar para as vítimas da tragédia em Petrópolis.

 

Fonte canal meio e blog do bosco

 

 

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *