Governo de MS e UFMS assinam acordo de cooperação com universidade canadense

Jornalista Bosco Martins e os professores canadenses em visita a RTVE

De acordo com a organizadora e intermediadora do acordo de cooperação, pesquisadora Viviane Luiza, o intercâmbio permite a transferência e troca de conhecimento entre as universidades e as comunidades indígenas

O Governo do Estado e UFMS assinam amanhã (31) na Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) um acordo de cooperação mútua com a Universidade de Manitoba, no Canadá, que prevê o intercâmbio entre estudantes indígenas de Mato Grosso do Sul com estudantes indígenas canadenses. Três professores da Universidade de Manitoba, especializados em estudos de comunidades indígenas do Canadá, vieram ao estado para conhecer de perto as aldeias e etnias existentes, além de representarem a instituição na assinatura do acordo.

De acordo com a organizadora e intermediadora do acordo de cooperação, pesquisadora Viviane Luiza, o intercâmbio permite a transferência e troca de conhecimento entre as universidades e as comunidades. “É uma oportunidade de entender a cultura e principalmente, procurar caminhos pacíficos para solução de conflitos”, defende.

Mato Grosso do Sul possui hoje uma população indígena estimada em 77 mil índios segundo o Censo Demográfico 2010 realizado pelo IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística,) distribuídos nas etnias Guarani, Terena, Kadiwéu, Guató, Ofayé, Kinikinawa e Atikum. O Estado tem a segunda maior população indígena do país, atrás apenas do Amazonas, onde há 183 mil indígenas. Ainda de acordo com o Censo são 274 línguas indígenas.

No Canadá existem aproximadamente 100 comunidades indígenas com 250 grupos linguísticos.

Autor: Helton Davis/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *