TVE e Museu da Imagem e do Som entregam os certificados do curso de documentário

Os certificados do curso gratuito de documentário, realizado pela Fundação Estadual de Cultura através do MIS (Museu de Imagem e do Som) em parceria com a TV Educativa, foram assinados hoje (12/12) pelo Secretário de Cultura e Cidadania Athayde Nery, o diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins e a diretora do MIS, Marinete Pinheiro. A solenidade aconteceu no gabinete da presidência da emissora, e contou com a presença dos coordenadores do curso, Carlos Diehl e a própria Marinete Pinheiro.

O Museu da Imagem e do som de Mato Grosso do Sul, o MIS, em parceria com a TVE, ofereceram o curso gratuito de documentário. Os participantes produziram vídeos a partir de imagens de arquivo de Mato Grosso do Sul, de forma a incentivar a difusão dos acervos e conscientizar o público sobre a necessidade de identificar e preservar a documentação cinematográfica.

O resultado foi a produção de cinco obras audiovisuais com duração entre 10 e 15 minutos que farão parte da série de curtas “MS 40 anos” para comemoração do aniversário do Estado, e posteriormente serão exibidas na TV Educativa. O curso foi aberto ao público com enfoque em pessoas com formação ou experiência nas áreas de história, letras, jornalismo, publicidade e propaganda, artes visuais, produção cinematográfica ou audiovisual, fotografia, design e música.

A atividade começou em abril e terminou em outubro, totalizando 160 horas de aulas teóricas e práticas para a elaboração dos documentários.

“Com o projeto buscamos resgatar a memória cinematográfica do estado, por meio dos arquivos da TV Educativa e do MIS (Museu da Imagem e do Som), abordando várias temáticas: história da ferrovia noroeste do Brasil (Produção: ‘Paralelas de Aço’); as histórias que cercam a criação do hino estadual (Produção: Hino – Glória e Tradição de uma gente audaz); a identidade do índio no meio urbano (Produção: Reexistência); como as artistas plásticas contribuíram para a formação da identidade artística local (Produção: Mulheres em Obras) e o documentário ‘Mato Grosso – Por que Dividiram'”, explicaram os coordenadores Carlos e Marinete.

Os trabalhos realizados pelos alunos do curso também foram enviados a festivais e ficarão à disposição para pesquisa e atividades educativas do MIS, de acordo com Carlos e Marinete. Quem quiser conferir de perto as criações é só ir ao Museu da Imagem e do Som (av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar), no dia 22/12, à partir das 9h. O evento será gratuito.

Além da apresentação dos documentários, ocorrerá, no dia 22 de dezembro, o lançamento da programação de final de ano da TV Educativa e a abertura da exposição Memória da Música MS 40 anos, um acervo de mais de 200 LPs recuperados e digitalizados da música regional, produzida desde a década de 50 no Estado.

Autora: Júlia Torrecilha/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *