Mato Grosso do Sul, 18 de Junho de 2023.

Bonito

Em ano pré-eleitoral não é segredo para ninguém que as articulações visando as eleições do ano que vem correm a todo vapor. O presidente do PSDB Reinaldo Azambuja e o secretário Sérgio de Paula, responsáveis em tocar a política no partido, trabalham para ampliar para 55 o número de prefeitos tucanos. O próximo prefeito a mudar de legenda é o de Bonito Josmail Rodrigues (PSB). Nessa semana o presidente do PSB Paulo Duarte, reuniu-se em Bonito con a executiva do partido. O objetivo era o de tentar reverter a saída do único prefeito eleito pelo partido em MS. Mas ao que parece a reunião não resultou o esperado.

Bonito I

Ainda nessa semana, o deputado Paulo Corrêa (PSDB-MS) recebeu o prefeito e postou em suas redes: “Como vice-presidente estadual do PSDB, convidei oficialmente o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, para compor o ninho tucano. Josmail é um gestor sério e competente, que trabalha pelo desenvolvimento não só de Bonito, mas de toda região Sudoeste e que certamente engrandecerá as fileiras do nosso partido em Mato Grosso do Sul.”
A data do ato de filiação do prefeito ainda será definida pela executiva do partido.

Mudanças

….E outro que está de malas prontas para deixar a direção de seu partido para as eleições municipais de 2024 é o deputado federal Rodolfo Nogueira ( PL-MS) em atendimento ao presidente nacional da sigla, Waldemar Costa Netto,. Ele dará lugar ao também deputado federal Marcos Pollon(PL-MS), responsável pela articulação política do partido no Estado. Pollon, que é amigo pessoal do ex-presidente Jair Bolsonaro, assume o papel de articular as estratégias para garantir o crescimento do partido de direita no pleito de 2024. O parlamentar que compõe a bancada armamentista no Congresso deve concorrer à Prefeitura de Campo Grande com o apoio do ex-presidente.

MDB

….E quem está em Campo Grande, onde participa com o Governador Eduardo Riedel ( PSDB-MS) das discussões do Plano Plurianual (PPA) Participativo é a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) que veio acompanhada de Cida Gonçalves ( Mulheres) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral).
A ministra que é uma das principais lideranças do MDB, também aproveita sua breve estadia, para junto com o marido e secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha(MDB-MS) discutirem política e ^os encaminhamentos” da Federação entre o PSDB-MDB.

Cannabis

Nesta próxima quarta-feira (21) o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento que pode resultar na descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. É quando acontece a sessão na qual os ministros devem analisar a validade do artigo 28 da chamada Lei de Drogas, que enquadra como crime as ações de adquirir, guardar ou transportar substâncias ilícitas. Até o momento, três votos foram registrados na Corte. Em sua tese, o relator Gilmar Mendes defende a descriminalização de todas as substâncias para uso pessoal. Os outros dois, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, concordam com a inconstitucionalidade do artigo 28, mas se posicionam pela descriminalização apenas da maconha — teoria que deve receber maior apoio entre os magistrados. Mas também ninguém ficará muito surpreso se a votação for novamente adiada.

Cannabis I

Sancionada em agosto de 2006 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Lei 11.343, responsável por regular a questão dos entorpecentes no país, surgiu em resposta a uma grande onda de violência em São Paulo atribuída à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Em maio daquele ano, no intervalo de dez dias, os ataques mataram 59 policiais e 505 civis. O governo se viu obrigado a reagir. Colocou em vigor a nova norma com a pretensão de diferenciar o usuário do traficante para reduzir o encarceramento, endurecendo a punição para quem vende e acabando com a pena de prisão aos que consomem.
Mesmo que a Lei de Drogas não seja a única responsável pelo grave problema de Segurança Pública, o boom da população carcerária na última década só aumentou. Em 2005, eram 300 mil detentos. Atualmente, segundo os dados mais recentes do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), são cerca de 800 mil — o dobro da quantidade de vagas em todo sistema prisional, que tem a cor bem definida. Dois em cada três presos são pretos, enquanto só metade concluiu o Ensino Fundamental. “A prisão destes jovens é uma morte social. O usuário é colocado num presídio com homicidas, traficantes, pessoas que de fato têm suas vidas voltadas às atividades criminosas. E é penalizado apenas por escolher consumir a substância que deseja, o que viola inclusive o direito à liberdade, já que a lei não pode punir a autolesão”, pondera o advogado Igor Henrique Moreira Martins estudioso do assunto.

Anulação

….E o ministro Dias Toffoli anulou todas as provas de ações penais por lavagem de dinheiro contra Rodrigo Tacla Duran na 13ª Vara Federal de Curitiba. O advogado deve ser liberado de processos equivalentes na Espanha, podendo retornar ao Brasil para esclarecer, na Câmara, denúncias de extorsão que diz ter sofrido do ex-juiz e senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Segundo Toffoli, as ações usavam provas do acordo de leniência da Odebrecht, que já foram consideradas “imprestáveis” pelo STF. Tais ações foram suspensas pelo ministro Ricardo Lewandowski em março. Mas, um mês depois, o desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da Quarta Região, restabeleceu uma ordem de prisão contra Tacla Duran, que vive na Espanha. Malucelli é pai de João Malucelli, namorado da filha de Moro e sócio, em um escritório de advocacia, da deputada federal Rosângela Moro (União Brasil-SP).

O Golpe

….E a semana não terminou feliz com as informações de que o bolsonarismo pretendia um golpe de Estado para manter seu líder no poder após a derrota eleitoral. Poucas dúvidas restavam. Agora sabe-se como a derrubada das instituições democráticas seria feita. Segundo reportagem de Robson Bonin, a Polícia Federal encontrou no celular do tenente-coronel Mauro Cid, antigo ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, um documento detalhando o passo a passo do golpe. Intitulado Forças Armadas como poder moderador, o texto de três páginas previa, entre outras inconstitucionalidades, a nomeação pelos comandantes das Forças Armadas de um “interventor” no Judiciário, o afastamento de ministros do TSE vistos como contrários a Bolsonaro – Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, que seriam substituídos por André Mendonça, Nunes Marques e Dias Toffoli — e a convocação de novas eleições. Em mensagens recuperadas no celular de Cid, o coronel Jean Lawand Junior, subchefe do Estado-Maior do Exército, insiste que o ajudante de ordens convença Bolsonaro a “dar a ordem”, mas Cid diz que o chefe não confiava no Alto-Comando do Exército.

Ditadura

Um ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) do Espírito Santo foi condenado a sete anos de prisão, em regime semiaberto, por ocultação de cadáver durante a ditadura militar. Na sentença, a Justiça Federal de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, reconheceu a imprescritibilidade dos crimes cometidos por Cláudio Antônio Guerra, considerados contra a humanidade. Ele confessou ter recolhido os corpos de 12 pessoas nas cidades do Rio e de Petrópolis para serem incinerados em Campos dos Goytacazes entre 1973 e 1975. Guerra poderá recorrer em liberdade.

Robinho

Ainda na semana, áudios inéditos divulgados pelo UOL mostram grampos telefônicos de conversas entre o jogador Robinho e seus amigos após o estupro de uma albanesa, em 2013. O material foi utilizado no processo que condenou em última instância o ex-jogador a nove anos de prisão na Itália, no ano passado. O podcast UOL Esporte Histórias mostrou trechos abomináveis em que Robinho confirma ter feito sexo com a mulher embriagada, enquanto diz que o caso não o afetaria por falta de provas.

Robinho I

Como um torcedor do Santos, clube ao qual consagrou Robinho e que deu ao mundo Pelé, me vejo no direito de manifestar, repudiando de forma veementemente, tão hediondo episódio! Não é apenas futebol.
Não é somente isso. Isso vale pro lado bom e pro lado ruim. “Ah, mas quem somos nós pra julgar?”, “Quem nunca errou”, são alguns comentários que vejo nas redes quando falamos sobre o caso Robinho. De fato. Não somos donos da verdade, nem juízes, porém, fechar os olhos (e os ouvidos) para os áudios que saíram no UOL, é ser conivente com uma das atitudes mais deploráveis do ser humano. Robinho pode até ter se arrependido. Mas não altera seu ato nojento e repugnante, onde em certos momentos, chega a debochar da vítima.
Acima de santistas, nós somos humanos. De uma vez por todas, vamos parar de ligar o nome dele ao Santos Futebol Clube. Sua importância esportiva pro clube deve ser relegada diante de tamanha vergonha, infelizmente ele colocou tudo a perder. Não dá mais pra falar em Robinho. Em respeito a vítima, em especial a todas as mulheres, santistas ou não. Página virada. E pior do que isso: manchada o que ele fez é deplorável e merece pagar por isso.

Frioooo

Para ler com calma e não dizer que não falamos de frio. A “água do fundo da Antártica” é a mais fria e salgada do planeta e é fundamental para que o oceano atue como um amortecedor contra as mudanças climáticas ao absorver o excesso de calor e carbono produzido pelo ser humano, além de fazer circular nutrientes. Mas as mudanças de longo prazo nos ventos e no gelo marinho estão fazendo com que essas águas diminuam e fiquem mais quentes, segundo estudo publicado pela British Antarctic Survey. O volume do Mar de Weddell diminuiu 20% nas últimas três décadas e aqueceu quatro vezes mais rápido do que o restante dos oceanos.

Fonte: Canal Meio, Nexo e Blog do Bosco.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *