Newsletter – 28 de Janeiro de 2019

Abraji assina nota contra retrocesso na aplicação da LAI no governo federal

A Abraji assinou uma nota conjunta contrária ao Decreto 9.690/2019, publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 24 de janeiro. O decreto altera regras de aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI) no Executivo federal determinadas no Decreto 7.724/2012, ampliando o grupo de agentes públicos autorizados a colocar informações públicas nos mais altos graus de sigilo: ultrassecreto (25 anos, renováveis por mais 25) e secreto (15 anos).


CGU suspende prazo para RFB entregar dados

A Controladoria-Geral da União (CGU) suspendeu o prazo de divulgação dos dados detalhados sobre a renúncia fiscal do horário eleitoral, que havia determinado à Receita Federal em novembro do ano passado. Antes do fim do prazo para a entrega dos dados (15.jan.2019), a Receita solicitou à CGU revisão da decisão, que deverá acontecer ainda em janeiro.

Vereador negociou morte de radialista por R$ 30 mil

O promotor Luiz da Silva Souza, de Bragança, no Pará, ofereceu denúncia contra 11 pessoas envolvidas no assassinato do radialista Jairo de Souza, entre elas, o vereador Cesar Monteiro Gonçalves (PR), acusado de ser o mandante do crime. Segundo os autos do inquérito, o crime foi encomendado a um grupo de extermínio e teria custado R$ 30 mil. O motivo seria a insatisfação de um grupo político diante das denúncias do radialista.

Aos Fatos cria arquivo de tweets de Bolsonaro

A plataforma de checagem de informações Aos Fatos lançou a “Tweets de Bolso”, um arquivo de tweets publicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ) desde 2010, quando o então deputado federal começou a usar a rede social. A ferramenta possibilita pesquisas de termos específicos em tweets antigos ou recentes de Bolsonaro, mesmo que eles tenham sido deletados do perfil no Twitter.

Instituto Reuters divulga tendências para 2019

O Instituto Reuters de Estudos do Jornalismo divulgou em janeiro seu relatório anual com análises sobre 2018 e previsões para 2019 no campo jornalístico. Foram entrevistados 200 pessoas que de alguma forma contribuem para a estratégia digital dos veículos em que trabalham. As principais tendênciasapontadas pelo relatório estão ligadas à percepção dos usuários sobre o ambiente digital.

Abraji assina carta contra PL na Venezuela

Como integrante da rede IFEX-ALC, a Abraji subscreveu a carta aberta das organizações sem fins lucrativos Access Now e Derechos Digitales contra o projeto de Lei Constitucional do Ciberespaço da República Bolivariana da Venezuela. A proposta, segundo a imprensa local, pode ser aprovada ainda em janeiro e contém dispositivos que ameaçam a liberdade de expressão naquele país. Leia a carta na íntegra.

ONU oferece bolsas para cobertura da assembleia geral

O Fundo The Dag Hammarskjöld para jornalistas da ONU abriu inscrições para o programa de bolsas de 2019. Profissionais interessados em cobrir a 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas devem se inscrever até 1.mar.2019. Para se candidatar, é necessário ter entre 25 e 30 anos e estar vinculado a um veículo de mídia.

Futuro do jornalismo: Comprova aparece em relatório do Reuters

O Instituto Reuters de jornalismo publica relatórios anuais com avaliações do ano que passou e previsões para o futuro próximo do jornalismo. Em 2019, o Projeto Comprova – do qual a Abraji fez parte como parceira institucional – foi citado como um exemplo de jornalismo colaborativo e de combate à desinformação.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *