Exército vai renovar cooperação com a TVE Cultura MS para operação de Sistema Nacional de Comunicações

Procurador de Entidades Públicas Danilo Magalhães, discute acordo de cooperação com o comandante e oficiais do 9º Batalhão de Comunicações do CMO

Campo Grande (MS) – O acordo de cooperação entre o Exército, por meio do 9º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica (9º B Com GE), e o Governo do Estado, através da TVE Cultura MS, para operação do Sistema Nacional de Comunicações Críticas (Sisnacc), deve ser renovado em 2020. O acordo, que tem validade por cinco anos, foi efetivado em junho de 2015 pelo Comando Militar do Oeste (CMO) e o diretor-presidente da Fundação Estadual Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel), jornalista Bosco Martins.

A renovação do acordo começou a ser tratada nesta semana pelo comandante do 9º B Com GE, coronel Cristiano Zacconi Limoeiro, com o procurador da Fertel, Danilo Magalhães, em reunião com a participação do diretor de Operações da TVE, Cézar Roriz, e o gerente administrativo da Fundação, Jucimar Luiz.

Acompanhado por oficiais militares de gestão e projetos, o comandante do 9º B Com GE esteve na Fertel para verificar os equipamentos de transmissão de sinais instalados em 2015 na torre da TVE Cultura. Compete ao 9º B Com instalar, explorar e manter os sistemas de comunicações, de guerra eletrônica e de tecnologia da informação para atividades de comando e controle em apoio operativo ao Comando Militar do Oeste.

A cooperação do Governo do Estado com o Exército assegurou a operacionalização do “sítio” do Sisnacc na torre da TVE. Mato Grosso do Sul foi um dos primeiros Estados onde o Exército Brasileiro desenvolveu o projeto da nova plataforma de telecomunicação.

Objetivo do Sisnacc é garantir comunicação integrada, eficiente e segura em plataforma 4G

Em operação, a rede assegura proteção pública, dá suporte a desastres e ainda permite interligar diversos setores governamentais nas esferas municipal, estadual e federal, entre os quais as Forças Armadas, a Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência, agências reguladoras, órgãos de infra-estrutura e logística e Receita Federal, aumentando a eficiência dos serviços prestados por estas instituições à sociedade. Com o Sisnacc, elas podem se conectar numa rede exclusiva, padronizada, com maior cobertura, maior segurança e menor custo.

O sistema foi criado para cobrir todos os Estados e o Distrito Federal, os municípios com população superior a 20 mil habitantes e as regiões de fronteira. Na fronteira, é um dos suportes ao sistema de vigilância (Sisfron) e teve sua eficiência testada em grandes eventos, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.

Autor: Edmir Conceição/Portal da Educativa. Fotos: Assessoria de Comunicação TVE Cultura MS.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *