Bonito discute evolução no turismo para garantir preservação de riquezas naturais

O Conselho Municipal de Turismo de Bonito (Comtur), que tem como missão fomentar e normatizar a atividade turística local de forma integrada e sustentável, visando o desenvolvimento econômico e social de toda a comunidade, através da excelência na qualidade dos serviços e é composto por representantes do segmento turístico e do Executivo Municipal, iniciou uma discussão sobre necessidade urgente de modernização do turismo local, levando em conta principalmente a preservação das riquezas naturais da cidade.

Com a pauta “A Modernização do Sistema Operacional Turístico Ambiental”, o grupo debateu durante reunião desta semana questões consideradas estruturais, ou seja, aquelas capazes de promover mudanças qualitativas de curto, médio e longo prazo no funcionamento geral do turismo no município.

Segundo o presidente do Conselho, Cícero Peralta, o turismo de Bonito se encontra estagnado e as discussões iniciadas nesta semana marcam  uma “retomada” na determinação da entidade em reorganizar do turismo local, colocando-o dentro de patamares atuais. “Após mais de 20 anos de estrada, o turismo de Bonito precisa parar para refletir. Precisamos localizar e resolver os nossos erros e os nossos problemas, incorporando novas práticas capazes de melhorar efetivamente a qualidade dos serviços oferecidos no setor”, afirmou.

Pedro Hardt de Araújo, conselheiro e presidente da AGTB (Associação de Guias de Turismo de Bonito) destacou a necessidade de debater a prestação de serviços dos guias locais no Parque Nacional da Serra da Bodoquena; a falta de preparo de pessoas que comercializam os passeios em agências turísticas; a necessidade do recadastramento dos guias de turismo; a possibilidade do próprio guia negociar a sua remuneração e também a padronização do sistema de pagamento, com a possibilidade da inclusão do voucher no sistema bancário.

Ele ainda mencionou a necessidade da realização de cursos para os monitores ambientais, que tem atuado como guias em determinadas atividades, a revogação da portaria que proíbe o guia de tirar e comercializar fotos na Gruta do Lago Azul e também a padronização do tempo de ausência máximo para que o guia possa voltar a trabalhar em determinado atrativo.

Já os guias e monitores relataram as principais reclamações dos turistas durante as atividades na cidade, em especial os preços altos, particularmente dos transportes, além da má qualidade e condições, inclusive sanitárias, da comida em determinados passeios. Eles também destacaram a necessidade de combater eventuais casos de assédio sexual envolvendo guias e monitores.

O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur), Augusto Mariano admitiu que a necessidade de recadastramento dos guias é real, assim como o cadastramento e qualificação dos monitores, que deve ser feito pela secretaria.

Ele também lembrou que o prefeito Odilson Soares ‘incumbiu à secretaria e ao Comtur a missão de resgatar a excelência do turismo no município, delegando-lhes para isso a autonomia necessária’. “Apesar dos problemas que temos ainda somos referência nacional para o ecoturismo e constantemente recebemos observadores e missões oficiais de municípios e Estados, que querem aprender com a prática que temos”, afirmou Augusto.

O secretário atentou para a necessidade de evitar praticas que ‘burlem o sistema’, lembrando  a importância da Nota Fiscal Eletrônica, bem como o controle efetivo sobre as reservas e a comercialização dos vouchers da Gruta do Lago Azul, impedindo manobras que gerem desigualdades, prejuízos e bloqueio do sistema.

O procurador-jurídico da prefeitura, José Anezi de Oliveira, que também faz parte do Conselho reforçou que os guias e monitores tenham compromisso com a preservação ambiental, relatando aos órgãos competentes eventuais irregularidades, como casos de superlotação e revelou sua preocupação com a liberação de passeios de bote rio acima, que vê como prejudicial ao ecossistema, manifestando-se favorável a uma fiscalização mais ativa e constante por parte das instituições responsáveis, principalmente no período da alta temporada, de modo a coibir qualquer ação ilegal.

As discussões seguem nas próximas reuniões, onde serão convidados representantes de diferentes setores do turismo local. O próximo segmento a ser ouvido, de acordo com o presidente, será o de “profissionais de marketing”.

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa, com informações e fotos da Prefeitura Municipal de Bonito

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *