Em dia diferente, alunos vivenciam na prática a rotina da administração pública

Foto oficial dos estudantes como secretário da SAD e outros integrantes da equipe da Secretaria

Com objetivo de vivenciar na prática a rotina da administração pública, uma comitiva de 45 alunos do 9º ano da EE Bonifácio Camargo Gomes, do município de Bonito, acompanhados de professores e da Coordenadação Geral, passou logo no início da manhã, pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD). O grupo foi recepcionado com um café da manhã pelo titular da pasta, Carlos Alberto de Assis, e de toda equipe de gestores da SAD.

O titular da SAD se colocou à disposição dos alunos para perguntas

Impressionados com a complexidade da administração, os alunos puderam conhecer todos os departamentos da Secretaria que além do gerenciamento das compras públicas e folha de pagamento, é responsável pela gestão de patrimônio da administração estadual, recursos humanos, imprensa oficial e gestão documental.

Para o professor de História, Elton Teixeira, com a iniciativa o aluno tem uma oportunidade diferente de sair de sala de aula, através do projeto “Curtindo e compartilhando a democracia”, conhecendo e vivenciando na prática a rotina de uma secretaria de Estado. Importante para que eles tenham essa percepção do quão complexo é o dia a dia de uma secretaria como esta que trabalha em tantas áreas diferentes. Um organismo que não funciona sozinho, e que se faz necessário o trabalho individual de cada um aqui para que o nosso Estado possa andar”, definiu o professor.

Vinicius Sanabria elogiou a atual gestão estadual

Após explanar todo o funcionamento da SAD, o secretário se colocou à disposição dos alunos para os questionamentos. Entre perguntas sobre orçamento, investimentos do governo estadual no município de Bonito, salário do governador e times de futebol, o destaque ficou para o aluno Vinicius Sanabria, 14 anos, que parabenizou toda equipe do Governo pelo trabalho de equilíbrio das contas estaduais.  “Gosto muito de política. Leio bastante sobre esse tema e sei que o Brasil vive uma de suas piores crises, mas essa crise não chegou tão intensamente para nós como chegou em outros Estados. Sei que muito disso é resultado do trabalho atual do governo, de vocês”, destacou.

Coordenadora da escola, a professora Marilizi Duarte
“Aprendi bastante sobre o Governo. Não sabia que uma secretaria só fazia tanta coisa. Foi muito bacana poder conversar com um secretário”, João Vitor Moreira, 12 anos.

Coordenadora da Escola, a professora Marilizi Duarte, observou que dentro da Secretaria de Estado de Educação, existe uma abertura muito grande para que as crianças sejam autônomas e criadoras do próprio conhecimento, incentivando as aulas práticas e viagens para que seja possível essa vivência. “Pegamos a nossa grade curricular e inserimos atividades práticas, desenvolvimento de palestras, construção de projetos importantes para os alunos”, sintetizou.

“É a 1ª vez que venho a Campo Grande. Feliz por ser tão bem recebida e poder conversar sobre o funcionamento do Governo, os projetos para nossa cidade, e as coisas que o Estado faz para nós”, Talyta da Silva Gomes, 13 anos.

Com o dia cheio, o grupo passará pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), participará ao vivo do Programa o Povo na TV com o jornalista Tatá Marques. No início da tarde, a visita será na Assembleia Legislativa e, depois, o grupo seguirá para um shopping da Capital, para um momento de descontração, antes da viagem de volta para o município.

Autora: Rejane Monteiro/Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD). Fotos: David Majella

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *