SOS Universidades Federais

Mato Grosso do Sul, 7 de junho de 2021.

Prédios fechados, pesquisas interrompidas, nada de aulas presenciais e até mesmo as aulas remotas em risco. Esse é o cenário pintado por 30 das 69 universidades federais do país diante da falta de verba, mesmo que todo o orçamento previsto para este ano seja liberado, o que ainda não aconteceu. A lista de instituições inclui UFRJ, UFF, UFMA, UFBA, UFPE, UFABC e UFES. De 2020 para este ano, o orçamento das universidades públicas foi cortado de R$ 5,6 bilhões para R$ 4,3 bilhões. Os reitores pedem que os valores sejam recompostos para o nível do ano passado.

Royalties  Musical

A exemplo do que aconteceu com artistas do naipe de Bob Dylan e Neil Young nos EUA, fundos de investimento especializados estão negociando a compra dos catálogos de artistas brasileiros, sempre por cifras fartas e zeros. De acordo com fontes a par das negociações, medalhões da MPB, como Caetano Veloso e Djavan, são os alvos prioritários. Para os artistas, a vantagem seria botar a mão imediatamente numa bolada. Já os fundos esperam lucrar potencializando a difusão dessas músicas, e por conseguinte, de seus royalties.

Investigação Antitruste

A União Europeia abriu sua primeira investigação formal antitruste contra o Facebook. Os reguladores vão investigar se os dados dos usuários que compram e vendem pelo marketplace são usados pelo Facebook para obter vantagem sobre os concorrentes. O Reino Unido também abriu investigação paralela, mas mais abrangente: vão ainda investigar o uso do login único para acesso a outros sites e como a companhia se beneficia de sua plataforma de namoro. Com as investigações, o Facebook se junta às outras big techs Google, Amazon e Apple, que já são alvo dos reguladores na Europa.

Trump

Por falar no Facebook… Foi decidido que Donald Trump, barrado desde janeiro, ficará suspenso da rede até 2023. O big tech ainda mudou as regras e tratará as figuras públicas da mesma forma que os demais usuários. A mudança pode ampliar a remoção de posts de políticos, por exemplo, antes considerado conteúdo de interesse público.

Ransomware

Após sucessivos ataques cibernéticos, os EUA começaram a tratar a invasão ransomware, quando é cobrado um valor pelo resgate de dados, com a mesma prioridade que casos de terrorismo. Segundo a Reuters, o sinal vermelho foi acendido após a invasão ao Colonial Pipeline, o maior oleoduto dos EUA. Semana passada, ainda as fábricas da JBS chegaram a parar após invasão hacker. O Departamento de Justiça criou uma força-tarefa e o FBI já investiga cerca de 100 ataques.

Conferência 

E hoje começa a conferência de desenvolvedores da Apple. Entre as novidades, devem ser anunciados novos MacBook Pros e o sistema operacional iOS 15. O evento começa às 14h, horário de Brasília, e pode ser visto por aqui.

ENTREVISTA: “Bolsonaro é um candidato fortíssimo e as instituições estão em colapso”, alerta Marcos Nobre

Para aqueles que acham que o presidente Jair Bolsonaro está enfraquecido e chegará cambaleante à eleição presidencial de 2022, uma conversa com o cientista social e professor da Unicamp Marcos Nobre serve como um choque de realidade. Para Nobre, o apoio a Bolsonaro só deve crescer daqui até a disputa eleitoral com a ampliação da vacinação e a melhora gradual da economia.

Leia a entrevista: https://marcozero.org/bolsonaro-e-um-candidato-fortissimo-e-as-instituicoes-estao-em-colapso-alerta-marcos-nobre/

 

fontes canal meio, Marco Zero Conteúdo, blog do bosco

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *