Anatel adia desligamento do sinal analógico em Campo Grande para 31 de outubro

Bosco Martins concedeu entrevista ao programa O Povo na TV para falar da migração para a TV digital e o trabalho realizado pela Fertel. Foto: Maurício Borges.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou hoje (13) que adiará para 31 de outubro o desligamento do sinal analógico em Campo Grande. A justificativa é que a capital sul-mato-grossense não atingiu o índice necessário de domicílios com sinal digital. A decisão foi anunciada horas depois da entrevista do diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins, com o apresentador Tatá Marques, do programa O Povo na TV (SBT), para falar sobre a transição do analógico para o digital.

“A decisão do adiamento é em virtude da determinação da Anatel que um número mínimo de casas tenha o equipamento para receber o  sinal digital instalado, da nossa parte está tudo preparado, as questões técnicas, todas resolvidas, estamos prontos para começar a transmitir no digital quando o desligamento do analógico acontecer em outubro”. No Mato Grosso do Sul o sinal seria desligado em Campo Grande e em Terenos.

O Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) determinou que o desligamento do sinal começará amanhã na maioria das capitais brasileiras e vai até 31 de outubro nos locais em que ainda não foi alcançada a meta de domicílios com sinal digital instalado. Além de Campo Grande, Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR) também não atingiram o percentual estipulado. A pesquisa  realizada pelo Ibope Inteligência com 1078 pessoas em Campo Grande apontou que 89% das residências contam com sinal digital, valor abaixo da meta estabelecida pela Anatel.

Bosco Martins e Tata Marques falam do desligamento analógico que agora foi adiado. Foto: Maurício Borges.

Os beneficiários de programas sociais do Governo Federal (como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros) têm direito ao recebimento de um kit (composto de conversor, antena e controle remoto). Os beneficiários devem acessar a página do Seja Digital e agendar a retirada do kit ou se preferir ligar no 147 e posteriormente buscar seu kit no ponto de distribuição. A distribuição dos kits continua por mais 30 dias.

A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com mais qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade.

Aspectos técnicos da transmissão digital já foram concluídos, agora falta aguardar a nova data para o desligamento do sinal analógico. Foto: Pedro Amaral.

Em Mato Grosso do Sul, 135 mil kits devem ser entregues e, de acordo com a assessoria do Seja Digital, cerca de 122 mil já foram retirados. A retirada dos Kits pelas famílias beneficiadas pode ser agendada pelo site sejadigital.com.br ou por meio do telefone 147. Durante o atendimento é solicitado o NIS (Número de Identificação Social).

Confira a entrevista concedida pelo diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins, ao apresentador Tatá Marques, do programa O Povo na TV (SBT):

Autor: Daniel Rockenbach/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *