Equipe da SAD apresenta resultados da pesquisa de Gestão por Competências na Fertel

Projeto possibilitará promoção por merecimento dos servidores de carreira

Os dados da pesquisa de Gestão por Competências aplicada aos servidores da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel) foram apresentados aos servidores da Fundação na manhã desta quarta (21). Competências, habilidades e atitudes identificadas na pesquisa foram mapeadas pela equipe da Secretaria de Administração (SAD) do Governo do Estado.

Cinco eixos de competências essenciais foram mapeados nos servidores da Fertel, sendo: o trabalho em equipe com valorização da comunicação interna; a habilidade de comunicar, trocar e expressar ideias; a gestão de processos e de projetos, utilizando os conhecimentos técnicos para o bom andamento dos trabalhos; a compreensão da gestão administrativa; e a habilidade, mais próxima dos objetivos da Fertel, de utilizar os recursos disponíveis em sua potencialidade para a difusão de ideias e cultura por meio do rádio e da televisão.

De acordo com a servidora Rutiane de Moraes, o objetivo é valorizar e aperfeiçoar a carreira e o trabalho do servidor. “Esse foco na gestão de pessoas é inédito. Antes, era essencialmente processual nos setores de recursos humanos dos órgãos”, afirma a servidora.

Foto: Pedro Amaral

Melhorar a comunicação interna e o atendimento à população também é um dos objetivos do projeto, explica a gerente Ana Carina Verbisck. “Com as avaliações, o governo poderá oferecer cursos alinhados aos objetivos de cada órgão da administração estadual”, pontua a Ana Carina. A gestão de competências possibilitará ainda que os servidores usufruam o direito de promoção por merecimento, que não era regulamentado.

Os resultados desses dados já foram apresentados para o diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins, no mês passado. Para ele, “o projeto é fundamental para sistematizar, aperfeiçoar e qualificar o trabalho no âmbito do governo e principalmente nas emissoras públicas, que têm um leque de funções técnicas, com atividades diversas e especialidades específicas”.

O projeto

Segundo a Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas, na primeira etapa do processo de mapeamento foram levantados os conhecimentos, habilidades e atitudes para que os servidores possam desenvolver serviços de qualidade, definindo assim as competências gerenciais e essenciais de cada órgão da administração direta e indireta do Poder Executivo.

A sistematização dá início à implantação do projeto de gestão por competências e a previsão é de que a partir de 2017, na segunda fase, com a avaliação individual, seja assentada a política de valorização do servidor, resultando na melhoria dos serviços à população.

Confira a mensagem do governador:

Fonte: Assessoria de Comunicação RTVE/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *