Estudantes do IFMS vão à Inglaterra mostrar trabalho sobre participação da mulher na política

Amanda Delgado

As estudantes Amanda Delgado, 17 anos, e Izabelly Rezende, 16, do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), conquistaram o credenciamento para o London International Youth Science Forum (Liysf), que será realizado em Londres, capital da Inglaterra, em agosto de 2016. Nessa semana Amanda visitou a Rádio e TV Educativa (RTVE) para falar do projeto que credenciou a participação no evento na Inglaterra. As duas foram eleitas no ano passado “deputadas estudantes”, em projeto de afirmação da cidadania da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Izabelly Rezende

De acordo com o diretor-presidente da RTVE, jornalista Bosco Martins, que recebeu da estudante informações sobre o projeto classificado para o fórum internacional, as emissoras do Estado, em cooperação com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) estão divulgando pesquisas e iniciativas dos jovens cientistas “dentro da nossa missão de promover a cultura e o conhecimento”.

A conquista ocorreu durante a III Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat). O projeto “Mulheres e Representação Política na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul” alcançou o 1º lugar na categoria Ciências Humanas no evento.

Amanda mostra trabalho ao diretor-presidente da RTVE, Bosco Martins

O trabalho das estudantes mapeou a participação da mulher na política do Estado, identificando os problemas enfrentados e apontando soluções para aumentar a presença feminina na política.

“Uma das conclusões a que chegamos é que as leis de cotas para a participação da mulher na política são burladas. Partidos colocam mulheres para concorrer a algum cargo, todavia, não ajudam nos demais aspectos. Essas mulheres servem apenas para completar o quadro de candidaturas e cumprir a lei”, explicou Amanda.

A pesquisa foi desenvolvida durante a participação das estudantes no projeto Parlamento Jovem, realizado pela Assembleia Legislativa.

A Febrat é organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reúne trabalhos de estudantes da educação básica e técnica de todo o país.

O evento é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Ministério da Educação (MEC), pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e pelo Ministério de Ciências e Tecnologia (MCT).

A edição 2015 foi promovida no final de outubro, em Belo Horizonte (MG).

LIYSF – O Fórum é organizado desde 1959 para promover o interesse dos jovens pela ciência. Anualmente, reúne estudantes de mais de 60 países.

A programação inclui palestras e visitas a indústrias, centros de pesquisa, instituições e organizações científicas, incluindo universidades, com o objetivo de criar relacionamentos entre pessoas do mundo todo e oferecer uma experiência educacional multicultural.

Em 2014, estudantes do Campus Coxim participaram do evento. Em Londres, Carla Fernanda Okabe e Rayane Melo apresentaram uma pesquisa sobre o potencial anticancerígeno da soja.

Fonte: Assessoria de Comunicação RTVE/Portal da Educativa, com informações do IFMS

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *