Feira em Bonito põe população para interagir e fortalece consciência socioambiental

Os princípios socioambientais, preservação e conservação dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável para o fortalecimento de uma nova consciência são o foco da sétima edição da Feira Socioambiental de Bonito, que será aberta nessa quarta-feira e vai até sexta-feira no Centro de Convenções da cidade. A cerimônia de abertura acontece às 19h com apresentação das Meninas Cantoras de Porto Murtinho. Como em 2013, em feira realizada em Jardim (veja foto no destaque), com exposição sobre os biomas da Serra da Bodoquena, a Feira Socioambiental de Bonito será atrativa, educativa e interativa.

O evento, com apoio do Governo do Estado e diversas entidades e instituições públicas e não governamentais busca disseminar a consciência pela preservação da natureza num momento em que a sustentabilidade é objeto de uma discussão planetária em razão do impacto da intervenção do homem no meio ambiente e seus reflexos no ecossistema e, consequentemente, na qualidade de vida da população.

“A questão ambiental é uma das diretrizes do Governo do Estado e por orientação do governador Reinaldo Azambuja a RTVE respalda todas as ações que contribuam com a preservação do meio ambiente e conservação da nossa biodiversidade, que é muito rica”, destaca o diretor-presidente da RTVE, jornalista Bosco Martins.

Segundo Bosco Martins, o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, promotora da feira, é hoje “uma das mais conceituadas entidade de proteção ambiental, tendo participado do documentário Pátria das Águas, exibido pela TV Cultura de São Paulo, e com menção na 3ª Edição do Catálogo Brazil for Travelers”.

Produção de mudas para recuperar matas ciliares é uma das ações do Instituto Águas da Serra da Bodoquena. Foto: Arquivo/IASB.

Para o presidente do Instituto, Eduardo Folley Coelho, “a partir das ações das Ongs, instituições públicas e privadas e agora com mais apoio do Governo de Estado, é visível o envolvimento cada vez maior da população, principalmente os jovens, em ações de conservação e proteção ao meio ambiente, fortalecendo assim a posição de Bonito como um dos principais destinos ecoturísticos do Brasil, hoje reconhecido internacionalmente”.

A Feira Socioambiental de Bonito terá estandes da Sanesul, Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região – Abratur/ICMBio -, Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Prefeitura de Bonito, Instituto Mamede, Instituto Arara Azul, Instituto Socioambiental da Bacia do Paraguai, SOS Pantanal, Bonito RV, Fundação Neotrópica do Brasil, Polícia Militar Ambiental, Projeto Jiboia e Casa da Memória Raída.

A programação prevê exposições, Concursos com participação de estudantes de Bodoquena, Jardim e Bonito, apresentações teatrais, palestras, jogos educativos, jogos educativos, espaços temáticos e oficinas.

Nasce uma nova consciência ambiental

A mobilização que resultou a criação do Instituto das Águas das Águas da Serra da Bodoquena começou em 1999 por produtores rurais, pesquisadores, guias de turismo, empresários e moradores ribeirinhos preocupadas com a situação ambiental dos recursos hídricos de Bonito.

A partir de 2002, o grupo de ambientalistas voluntários criou a Associação de Amigos do Rio Mimoso, que mais tarde tornou-se o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – (IASB), com o objetivo de recuperar a microbacia do rio Mimoso, mas também proteger defender todos os rios da Serra da Bodoquena.

A Serra da Bodoquena é a maior extensão de florestas naturais preservada do estado de Mato Grosso do Sul e uma das maiores áreas de floresta estacional decidual do país. É tida como um frágil reservatório de água que abastece todos os municípios de entorno, Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho. A região faz confluência com quatro importantes biomas – Pantanal, Chaco, Cerrado e a Mata Atlântica, daí a diversidade de espécies vegetais e animais encontradas no Oeste e Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Fonte: Assessoria de Comunicação RTVE/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *