Fertel e MPMS renovam convênio e avaliam ampliação de parceria

Reunião renovou convênio entre Fertel e MPMS por mais 12 meses, visando a veiculação de programa. Foto: Humberto Marques.

Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul) e a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado renovaram nesta quarta-feira (8) convênio de cooperação que visa a estruturação de estúdios do Palácio das Comunicações e a divulgação de informações para a sociedade sobre o trabalho do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Em reunião durante a manhã na sede da PGJ, em Campo Grande, também foi discutida a possibilidade de ampliação do acordo.

O diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins, e o procurador-geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos celebraram a prorrogação, por mais 12 meses, do termo de cooperação técnica. Pelo dispositivo, a TVE Cultura continuará a veicular semanalmente o programa MP na TV, enquanto a 104.7 FM Educativa transmitirá, duas vezes ao dia, spots que abordam a atuação do MPMS.

Convênio prevê apoio do MPMS à Fertel, que por sua vez veiculará programas do Ministério Público. Foto: Humberto Marques.

Em contrapartida, o Ministério Público repassará à TVE Cultura equipamentos usados na produção de programas –como lâmpadas especiais e placa de captura de vídeo. “São colaborações importantes para a Fertel que, ao mesmo tempo, permitem visibilidade ao trabalho realizado por órgãos como o Ministério Público, um importante guardião da nossa sociedade”, destacou Bosco Martins.

MP na TV é uma produção do Ministério Público sul-mato-grossense que visa a divulgar para a sociedade trabalhos e o papel de promotores e procuradores em ações como controle social de órgãos públicos e investigações, explicando de forma clara como o órgão pode atuar em favor da comunidade. Os spots de rádio, com duração de dois minutos cada, também têm esse caráter informativo, ajudando assim a conscientizar a população sobre como contar com os promotores e procuradores de Justiça.

Procurador-geral Paulo Cezar dos Passos assina termo de convênio; ele destacou importância do acordo para o MPMS. Foto: Humberto Marques.

“O convênio com a Fertel permite que a população de Mato Grosso do Sul conheça o trabalho do Ministério Público, divulga a atuação dos membros da instituição e o que fazemos em prol do próprio cidadão”, destacou Paulo Passos. “Ele dará mais transparência, uma comunicação mais célere e o esclarecimento do povo do nosso Estado, que é para quem nossa atuação está voltada”.

Ampliação

Durante a reunião, Bosco Martins e Paulo Passos também discutiram a possibilidade de ampliação do acordo de cooperação, por meio de programas focados no trabalho do Ministério Público de Mato Grosso do Sul na área ambiental. Formado por três biomas principais – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica–, o Estado é foco constante de ações para a preservação de suas riquezas naturais.

Bosco Martins e procurador-geral Paulo Cezar dos Passos discutiram ampliação de acordo, agora focado na área ambiental. Foto: Humberto Marques.

“Vamos apresentar um projeto abordando as atividades do MPMS na questão ambiental. O Pantanal, por exemplo, é a maior planície alagada do mundo e tem grande parte de sua área em Mato Grosso do Sul, sendo alvo constante da atuação de promotores e procuradores”, destacou o diretor-presidente da Fertel citando, como outro exemplo, os trabalhos na região de Bonito – importante polo do ecoturismo brasileiro e que, há anos, conta com a atuação do promotor Luciano Loubet.

A intenção é permitir que esse trabalho do MPMS tenha maior visibilidade “já se valendo das tecnologias agregadas ao sistema digital, que começaremos a utilizar em 14 de agosto e nos permitirá alcance a 24 milhões de lares, ou 70 milhões de pessoas, em todo o Mercosul, com alta qualidade de som e imagem”, destacou Bosco.

Procurador-geral Paulo Cezar dos Passos, Bosco Martins, procuradora de Justiça Ariadne Cantú e o procurador jurídico da Fertel, Danilo Magalhães. Foto: Humberto Marques.

“Sem dúvida esse convênio vai ser ampliado, por meio de projetos para permitir que a atuação mais moderna do Ministério Público, principalmente com essas tecnologias que vamos usar, sejam desenvolvidas e anunciadas para a população de Mato Grosso do Sul”, complementou Paulo Passos.

Também acompanharam a reunião a procuradora de Justiça Ariadne Cantú, responsável pela Comunicação Social do MPMS, e Danilo Magalhães, procurador jurídico da Fertel.

Autor: Humberto Marques/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *