MS receberá recursos para Linha de Produção de Conteúdos para TV Pública

Durante reunião realizada nesta quarta-feira (30) na Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania, o secretário Athayde Nery e o diretor-presidente da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de MS), jornalista Bosco Martins, anunciaram que Mato Grosso do Sul receberá recursos da Ancine para produção de conteúdos para TV Pública do Programa Brasil de Todas as Telas.

Neste ano a linha de crédito disponibiliza R$ 94 milhões em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), para investimentos em obras destinadas ao campo público de televisão, nos segmentos de TV universitária, comunitária e educativa e cultural, para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

A secretário Athayde Nery ressaltou a importância do Prodav para o estado. “Esse é um programa de extrema importância para estimular e incentivar o fomento da produção audiovisual no Mato Grosso do Sul e em todo País. Uma oportunidade de potencializar a nossa produção”, disse Athayde.

Com o objetivo de regionalizar a produção de conteúdos audiovisuais independentes, os editais são divididos pelas três regiões do país disponibilizando até R$ 15 milhões para produções nas emissoras.

O presidente da Fertel destacou que as emissoras públicas têm cumprido seu papel institucional com objetivo de propagar a difusão cultural por meio da produção audiovisual. “A regionalização da produção de conteúdos audiovisuais independentes para destinação inicial ao campo público de televisão agrega na variedade e qualidade daquilo que o telespectador terá à sua disposição”, defendeu o jornalista.

Os editais desta linha serão operados por meio de uma parceria entre a Ancine, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e contam com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Associação Brasileira de Canais Comunitários (Abccom) e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec).

Programa Brasil de Todas as Telas

Lançado em julho de 2014,o Programa Brasil de Todas as Telas  foi moldado para atuar na expansão do mercado e na universalização do acesso às obras audiovisuais brasileiras. O Programa, uma ampla ação governamental que visa transformar o País em um centro relevante de produção e programação de conteúdos audiovisuais, foi formulado pela ANCINE em parceria com o MinC, e com a colaboração do setor audiovisual por meio de seus representantes no Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA.

O resultado do primeiro ano do Programa superou as metas estabelecidas. Foram 306 longas- metragens e 433 séries ou telefilmes apoiados. A aposta no investimento em desenvolvimento de projetos também foi bem sucedida, rendendo a estruturação de 55 núcleos criativos em todas as regiões do país, e projetando o desenvolvimento de 620 projetos.

Autor: Helton Davis/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *