10 de Julho de 2020

ECONOMIA

O Banco Central europeu pode se tornar o primeiro a se alinhar ao combate à mudança climática. A presidente Christine Lagarde disse ao Financial Times que vai usar os 2,8 trilhões de euros disponíveis no programa de compra de ativos de empresas para buscar objetivos ambientais. (Financial Times)

Enquanto por aqui… Por pressão dos investidores estrangeiros, o governo vai lançar um decreto semana que vem para proibir a queimada legal por quatro meses na região da Amazônia e Pantanal. O vice-presidente Hamilton Mourão se encontrou virtualmente ontem com as principais gestoras de fundos para propor que a iniciativa privada invista na preservação ambiental no Brasil. Do outro lado, os fundos pediram acesso a dados e redução no desmatamento. Mas o governo tirou sua responsabilidade no avanço do desmate. (Estadão)

Ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central vão lançar no dia 14 uma carta conjunta com diretrizes para uma recuperação econômica verde. (Estadão)

O agronegócio brasileiro já sofre com “bloqueios silenciosos”. Nos últimos meses, aumentaram as exigências e pressão sobre preços, sobretudo da UE, para cumprir práticas contra desmatamento. (Valor)

Ricardo Abramovay: “Interromper a devastação, respeitar a cultura material e espiritual dos povos da floresta é apenas o ponto de partida para enfrentar um desafio maior que é a inclusão da Amazônia no radar das iniciativas e dos investimentos em bioeconomia. Esta inclusão não é importante apenas para a Amazônia e sim para o Brasil, pois representa a oportunidade de valorizar ativos dos quais o restante do mundo não dispõe e, por aí, reduzir a distância que nos separa da inovação científica e tecnológica global. O Brasil possui doutores vivendo na Amazônia e centros de pesquisa que poderiam fazer avançar muito o conhecimento e a utilização prática da sua biodiversidade, com base na melhor ciência. Mas não existe uma estratégia nacional nesta direção. É como se o país tivesse se habituado com a posição de fornecedor de commodities e renunciado a qualquer ambição de ter alguma importância na fronteira global da inovação. Esta renúncia se traduz na tolerância com o status quo de ilegalidade que impera na região. O Brasil democrático quer a Amazônia em pé.”

Os pedidos de seguro-desemprego caíram pela primeira vez desde fevereiro. Em junho, foram mais de 653 mil solicitações, uma queda de 32% frente a maio. Mesmo assim, o balanço de junho é o pior para o mês desde 2016. Na comparação com o ano passado, o dado ainda está 28,4% acima, equivalente a 144 mil solicitações a mais. Já são 2,6 milhões de pedidos desde o início da pandemia. (Globo)

Nos EUA, os pedidos também caíram. (Estadão)

COTIDIANO DIGITAL

A função de eletrocardiograma do Apple Watch chegou no Brasil. Donos das gerações 4 e 5 do relógio poderão fazer teste cardíaco diretamente no pulso. Recurso será liberado na próxima atualização, com as versões iOS 13.6 e watchOS 6.2.8. O app ECG do iPhone, liberado pela Anvisa em maio, mede a frequência cardíaca em segundo plano, de tempos em tempos, e envia uma notificação se identificar sinais de ritmos cardíacos irregulares.

E até amanhã acontece a Campus Party. Evento gratuito e online reúne uma série de palestras com grandes nomes da internet e do setor de tecnologia, como Tim Berners Lee, um dos inventores da World Wide Web, e Edward Snowden. As atividades podem ser acompanhadas pelo YouTube e pelo site do evento.

CULTURA

The Decameron Project está no ar e é um trabalho lindo. O projeto do NYT foi inspirado na obra O Decamerão, de Giovanni Boccaccio, um clássico escrito quando a Peste Negra devastou Florença no século XIV. Nessa releitura, 29 autores de várias partes do mundo escreveram histórias curtas inspiradas na pandemia. Nenhum dos autores é brasileiro.

Na obra original, sete mulheres e três homens se refugiam por duas semanas em uma vila nos arredores de Florença para evitar a pandemia. E lá passam o tempo contando histórias com um tema diferente para cada dia.

O rapper Black Alien, que acaba de lançar o disco Babylon by Gus Vol. 1 – O Ano do Macaco (Ao Vivo), estreia hoje à noite nas lives. A apresentação visa arrecadar fundos para a equipe do músico e para o projeto Backstage Invisível. Na programação do Sesc, transmitida pelo YouTube e pelo Instagram, hoje tem show de Roberta Campos, amanhã de Virgínia Rosa e, no domingo, de Margareth Menezes. Em artes cênicas, a atriz Teuda Bara, do Grupo Galpão, apresenta Queria Teatro. No festival #CulturaEmCasa, o duo de Lívia Nestrovski com Fred Ferreira se apresenta hoje; amanhã é a vez da cantora Angela Ro Ro. Os atores Silvero Pereira e Gyl Giffony realizam o espetáculo Metrópole On-line hoje e amanhã pelo Centro de Artes da UFF.

Por falar em música, a Pinacoteca publica no Instagram e no Spotify playlists elaboradas a partir de obras de arte por convidados. E depois de realizar uma chamada para obras escritas para clarinete e clarone de até um minuto, os músicos Daniel Oliveira, Diogo Maia e Batista Jr. reuniram 70 novas partituras. Cada uma será estudada, gravada e disponibilizada nos canais do projeto PandeMúsica no Instagram e no YouTube. Na segunda, a Cultura Artística retransmite o concerto realizado pela Orquestra Sinfônica de Montreal em 2019. Para mais dicas culturais, assine a newsletter da Bravo!.

VIVER

O Brasil registrou 1.199 mortes por coronavírus em 24 horas e mais de 42 mil novos casos registrados, segundo o consórcio de veículos de imprensa. País soma 69.254 óbitos e mais de 1,7 milhão de infectados.

Existe uma dificuldade das secretarias de Saúde em notificar os dias corretos dos óbitos. O Ministério da Saúde divulga dois dados diferentes sobre as vítimas: o número total de mortes e as datas em que ocorreram. O total de vítimas é divulgado diariamente. Contudo, há uma grande defasagem nos dados. (Poder360)

Para deixar mais claro, o G1 e os telejornais da Globo e da GloboNews passaram a divulgar dados mais detalhados sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil ao adotar o critério da média móvel.

Enquanto isso, um em cada dez moradores da cidade de São Paulo já foi infectado pelo novo coronavírus. Nova testagem feita pela Prefeitura em uma amostra da população permite concluir que 1,2 milhão de pessoas tiveram contato com o vírus na cidade, o que aumenta em sete vezes o número de casos oficiais confirmados até ontem no município. O levantamento mostrou também que a taxa de contaminação é três vezes maior na classe E do que na classe A. (El País)

Pois é… praias do Rio de Janeiro só serão reabertas oficialmente para banhistas quando houver uma vacina para a Covid-19, disse o prefeito Marcelo Crivella. (Reuters)

Os EUA registraram, em um dia, o maior número de casos de Covid-19 já relatado por qualquer país. Mais de 60.000 novas infecções, a maior contagem desde que o vírus surgiu no final do ano passado na China. Foram mais de 900 mortes pelo segundo dia consecutivo.

E o comício da campanha de Trump pode ter contribuído para o pico em Tulsa, Oklahoma.

O aumento de casos e mortes em vários estados dos EUA estão diminuindo as esperanças de uma rápida recuperação econômica, com os consumidores se distanciando do comércio nas áreas mais atingidas pelo coronavírus. (Reuters)

O aumento de casos e mortes em vários estados dos EUA estão diminuindo as esperanças de uma rápida recuperação econômica, com os consumidores se distanciando do comércio nas áreas mais atingidas pelo coronavírus. (Reuters)

Para o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a comunidade internacional está dividida e isso faz com que o coronavírus “ganhe terreno”. A organização também anunciou a criação de uma comissão para avaliar a resposta internacional à pandemia. (Poder360)

Pois é…  a OMS reconheceu formalmente que a transmissão do novo coronavírus pelo ar pode ocorrer durante procedimentos médicos que geram aerossóis. Em seu site oficial, a seção de perguntas e respostas sobre como a Covid-19 é transmitida foi atualizada após a cobrança em carta aberta de 239 pesquisadores. A entidade incluiu a faixa “o que sabemos sobre a transmissão por aerossol”.

Neurologistas britânicos apresentaram esta semana um estudo que alerta para os danos cerebrais da Covid-19 mesmo em pessoas com sintomas leves ou já curadas. Muitas vezes esses danos somente são identificados bem mais tarde. Os médicos da University College London analisaram 43 pacientes, alguns com sintomas graves. Em 9 casos eles diagnosticaram uma encefalomielite disseminada aguda, uma inflamação do sistema nervoso central que afeta a mielina (o revestimento dos neurônios que permite que os impulsos nervosos percorram as células) no cérebro e na medula.

A cobra naja que mordeu o estudante de veterinária Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkuhl, 22 anos, está fisicamente bem, mas segue em observação para que possam ser feitas mais análises comportamentais, informou a Fundação Jardim Zoológico de Brasília. O rapaz acordou ontem do coma. Entenda o caso que está sendo investigado como tráfico internacional.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *