Mato Grosso do Sul, 01 de Julho de 2023.

Cortejado

Foi muito bem prestigiadaposse  do ex-deputado estadual, Paulo Duarte (PSB-MS), no comando do diretório regional,  em solenidade realizada na Câmara Municipal de Campo Grande.  O evento contou com a presença de centenas de lideranças comunitárias e autoridades como o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, o  presidente tucano Reinaldo Azambuja e do pré-candidato do PSDB deputado Beto Pereira.

A campanha eleitoral de 2024 ainda não começou oficialmente, mas os partidos já se movimentam desde o início do ano para costurar parcerias. O PSB  tem sido cortejado  principalmente pelo PSDB. O governador Eduardo Riedel (PSDB-MS) foi duplamente representado pelo secretário da Casa Civil  Eduardo Rocha  (MDB-MS) e por Azambuja  que em seu pronunciamento  falou do  agradecimento do atual governador pelo apoio  do PSB  nas últimas  eleições  e também de sua amizade com  duas principais lideranças do partido, o ministro Flávio Dino  e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Cortejado I

O único  prefeito  do PSB,  Josmail Rodrigues  de Bonito também foi bastante cortejado,  tendo seu nome citado  por praticamente  todos oradores. Anunciado pelo vice-presidente do PSDB deputado Paulo Corrêa como se já estivesse de malas prontas para o ninho tucano, o prefeito Bonitense recebeu apelos do presidente Nacional Carlos Siqueira e de Paulo  Duarte  para que continue no partido. Em sua fala ele agradeceu  o “cortejo” e em especial ao  ex-presidente Ricardo Ayache (PSB-MS) que lhe cedeu a legenda em Bonito.

O prefeito ainda  exaltou a sua  relação com o ex-governador Reinaldo Azambuja que é  muito boa, respeitosa e recíproca. “A minha comunicação com o deputado Paulo Corrêa e o ex-governador Reinaldo Azambuja é excelente.Temos que entender o quanto  seu governo  investiu em Bonito,  com mais de 300 milhões em obras e que estão  tendo continuidade com o atual governador Eduardo Riedel(PSDB-MS). Ele  tambem destacou que alinha as suas trativas administrativas não só com parlamentares de centro e direita, mas também recebe os partidários de esquerda e centro-esquerda, como os deputados Dagoberto Nogueira (PSDB-MS) e Vander Loubet (PT-MS).

Inelegível

O TSE tinha a obrigação de julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) antes da eleição, cassar o presidente e cancelar a sua candidatura. Teve tempo para isso, afirma Mariliz Pereira Jorge na coluna De Tédio a Gente Não Morre. Muita gente acredita que é apenas o começo, que ele ainda vai encarar a Justiça em outras situações, mas a jornalista é bastante cética sobre Bolsonaro ser julgado por outras infrações, olhando para este cenário atual em que as acusações contra políticos têm sido engavetadas.

Inelegível I

“Não acabou o jogo ainda, tá?” Apesar do placar adverso, o ex-presidente segue acreditando que pode ser absolvido por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. “Eu já vi o Palmeiras 3 e Vasco 0 no primeiro tempo e no segundo foi 4 a 3 para o Vasco”, afirmou. “Num julgamento justo, como disse o ministro André Mendonça [do Supremo Tribunal Federal], é 7 a 0. Nem 7 a 0. Não devia nem ser recebida a representação do PDT.”

Vai recorrer?

A divergência aberta possibilita eventuais recursos da defesa de Bolsonaro ao TSE e ao STF. Advogados do ex-presidente já sinalizaram que pretendem recorrer de uma eventual decisão pela inelegibilidade. Para isso, será preciso analisar os detalhes da decisão da Corte Eleitoral, o chamado acórdão.

Meta

Depois de 24 anos, o governo decidiu atualizar o sistema de meta de inflação. Em vez de estabelecer um percentual a ser atingido de janeiro a dezembro de cada ano, a partir de 2025, o alvo será perseguido em um período móvel a ser definido pelo Banco Central. O usual é adotar 24 meses. O anúncio foi feito  pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Segundo Haddad, a mudança – “fundamental para o país” e uma “modernização necessária” – foi uma “decisão de governo”. O Conselho Monetário Nacional (CMN) – formado por Haddad, Tebet e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto – foi apenas comunicado. Apesar disso, Haddad destacou a concordância de Campos Neto, citando declarações dele de que a meta contínua seria mais “eficiente”. A escolha de 2025 coincide com o fim do mandato de Campos Neto. Até lá, o CMN continua assegurando metas anuais de inflação. Seguindo a regra atual, o colegiado fixou o objetivo de 2026: 3% com tolerância de 1,5 ponto para mais ou menos, como de 2024 e 2025. A meta de 2023 foi mantida em 3,25%.

Economia

….E o  Banco Central (BC) selecionou 16 propostas para o projeto piloto do Real Digital, moeda digital que será emitida pela autoridade monetária. A versão digital do Real, transformando ativos financeiros em tokens, pretende facilitar transações e viabilizar movimentação digital de recursos, pagamentos e bens, entre outras possibilidades. O Banco do Brasil, a Caixa, a Elo e a Microsoft estão entre as empresas selecionadas para a fase piloto. De acordo com o BC, o Piloto RD é a fase de testes para operações com o Real Digital, em um ambiente simulado, sem envolver transações ou valores reais.

Economia I

Produtos e serviços da autoridade monetária, como as novas fases do Pix, a regulação das criptomoedas e até mesmo o Real Digital, podem ser impactados por conta das paralisações de funcionários do BC, que cobram valorização da carreira e reajuste salarial. O desânimo da autarquia em relação a essas pautas também chegou até os servidores dos altos escalões. Tradicionalmente considerados parte da elite do funcionalismo, os servidores do BC têm destacado publicamente o “desmonte” da instituição. O último concurso do Banco Central aconteceu em 2013. Em dez anos, algumas áreas foram reduzidas à metade.

Cannabis

A procura por cannabis medicinal em farmácias brasileiras cresceu 201% em 2023, em relação ao ano passado, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRcann). Apesar do aumento, a importação individual continua sendo a principal forma de acesso aos produtos no país. De acordo com o anuário 2022 da Kaya Mind, 91 mil brasileiros importam os fármacos, enquanto outros 26 mil compram em farmácias.

Cannabis I

O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) autorizou profissionais da área a prescrever produtos fitoterápicos à base de canabidiol (CBD), substância encontrada na maconha. Mas a permissão vale apenas para biomédicos que sejam especializados e habilitados em acupuntura. O texto ressalta que o uso do produto “deve seguir critérios para dosagens, levando em consideração as necessidades específicas de cada paciente”. A resolução entrou em vigor na última sexta-feira, quando foi publicada no Diário Oficial da União. Médicos, dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas já têm permissão para receitar produtos que contenham CBD.

LGBTQIA+

…E na semana em que se comemorou o orgulho LGBTQIA+ “A estupidez insiste sempre”, dizia o escritor e filósofo francês Albert Camus. A vítima da vez é o cantor Djavan  que movimentou as redes sociais por supostamente usar linguagem neutra em um cartaz de seu show em Barcelona, na Espanha, no próximo dia 3. “Últimes entrades”, dizia um destaque na peça publicitária. Primeiro, militantes LGBTQIA+ elogiaram a “coragem” do artista por adotar a linguagem sem gênero; em seguida, críticos o atacaram por querer “aparecer” e “lacrar”.

O que nenhum dos lados atentou é que “últimes entrades” é só “últimas entradas” em catalão, idioma falado naquela região espanhola.

Bienal

Artistas pretos e indígenas de diversas nacionalidades e uma forte presença de criadores trans. Essa é a marca na lista, divulgada  de 120 artistas que participarão da 35ª Bienal de São Paulo. “O que aparece [na seleção] é a procura de artistas que trabalham com as urgências do hoje, que lidam com as grandes demandas do agora”, diz Grada Kilomba, uma das curadoras da exposição, que acontece de 6 de setembro a 10 de dezembro.

Fonte: Canal Meio, Nexo e Blog do Bosco.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *