Mato Grosso do Sul, 20 de Julho de 2023.
PP ou PSB?

O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, vive o dilema de sair ou ficar no PP. Ele que há havia migrado do PSDB para seu atual partido visando a candidatura de vice, está ciente de que o PP não abre mão da reeleição do atual prefeito de Dourados, Alan Guedes. Para decisão de trocar o PP pelo PSB e disputar as eleições municipais do próximo ano em Dourados, ele recebeu convite do presidente do PSB em Mato Grosso do Sul, o ex-deputado estadual Paulo Duarte, que confirmou ter feito o convite para que Barbosinha se filiasse ao partido. “Conversei com ele na e aproveitei para convidá-lo para se filiar ao partido, que está de portas abertas. O Barbosinha me disse que teria uma conversa com a senadora Tereza Cristina e depois me retornaria”, revelou Paulo Duarte, completando que ele teria ficado de pensar no convite.

Dourados

Em Dourados, segundo maior colégio eleitoral do Estado a baixa aceitação retratada em pesquisas de fórum interno tem aguçado a candidatura de várias agremiação partidárias. No caso de não ter candidatura própria na cabeça de chapa o PSB pensa em fazer uma aliança com o PSDB no município de Dourados e apoiar o candidato tucano. Entre os nomes que podem disputar estão o deputado federal Geraldo Resende ou os deputados estaduais Lia Nogueira e Zé Teixeira. Além dos nomes citados, também estão de olho no pleito o ex-vice-governador Murilo Zauith (União Brasil), o atual superintendente do Patrimônio da União, Tiago Botelho (PT), e o radialista Marçal Filho, que atualmente está no PP, mas poderá migrar para o PSDB, no qual teria que disputar com os três deputados.

União Brasil

….Enquanto isso a superintendente de desenvolvimento do Centro-Oeste é ex-deputada federal Rose Modesto levou a melhor na queda de braço com a senadora Soraya Thronicke e assumiu definitivamente a presidência estadual do União Brasil. Rose já começou a colocar ordem na casa enquadrando o ex da Senadora Rhiad Abdulahad garantindo que está tudo alinhado como ele e o foco agora será outro. Agora, conforme ela, o que contará será o fortalecimento do partido em Mato Grosso do Sul. “Fico feliz com o resultado, mas principalmente com a composição. Eu e o Rhiad já havíamos conversado sobre a importância, independentemente do resultado da Justiça, de caminharmos juntos, com o partido mais unido e mais fortalecido”, finalizou.

Simone Tebet

….E a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet fez um balanço dos seus seis primeiros meses no governo e avaliou as perspectivas para o segundo semestre.
Para os próximos meses, destacou a ministra, as prioridades serão a apresentação do novo Plano Plurianual e do Orçamento de 2024, previstas para 31 de agosto, e pelas votações de projetos de interesse do governo no Congresso: como o novo arcabouço fiscal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 e a reforma tributária.

Simone Tebet I

A ministra ressaltou que o Orçamento incorporou quase todas as promessas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, admitiu que a elevação da faixa de isenção de Imposto de Renda (IR) para R$ 5 mil ainda não está prevista no Orçamento para 2024 porque depende da votação da reforma tributária. “Isso [a nova faixa de isenção] pode entrar no ano que vem como pode entrar em 2025, a depender de uma outra questão que vai ser discutida com o Ministério da Fazenda até o fim do ano, logo após a aprovação da reforma tributária no Senado”, declarou Tebet.

Nheengatu

Uma nova versão da Constituição Federal foi lançada no idioma nheengatu. É a primeira vez que a Carta Magna é traduzida para uma língua indígena. O texto foi escrito por um grupo de 15 nativos bilíngues do Alto Rio Negro e Médio Tapajós, e apresentado em São Gabriel da Cachoeira (AM). O idioma foi escolhido devido à sua importância para a região amazônica e por ser considerada a única língua viva do tronco tupi-guarani. Participaram do lançamento a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, a presidente da Funai, Joenia Wapichana, e a presidente do STF, ministra Rosa Weber.
Mas o que significa o nome nheengatu?
Batizado de nheengatu, tupi para “língua boa”, o idioma permaneceu como língua geral para comunicação cotidiana entre colonizadores, indígenas, escravos e colonos de origem portuguesa, até ser proibida pela coroa portuguesa no século XVIII.7 de nov. de 2017. Em Mato Grosso do Sul ela ainda é falada e estudada em algumas escolas das regiões de fronteira com o Paraguai.

Improviso

Discurso de improviso é sempre um risco. Numa parada para reabastecimento do avião presidencial em Cabo Verde, o presidente Lula visitou seu colega José Maria Neves e agradeceu à África por “tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”. Segundo ele, uma forma de retribuir ao continente pode ser por meio de transferência tecnológica e ajuda com capacitação de profissionais. Para o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, Lula se expressou mal, mas não errou. “Penso que ele tentou traduzir que, em tudo o que nosso Brasil tem de destacado, de constituinte, é necessário obrigatoriamente o que veio da África, com os africanos”, avaliou.

Guerra

Sem margem para interpretações foi a fala de Lula sobre Gabriel Boric. Para o brasileiro, o presidente do Chile foi “sequioso” e “apressado” ao criticar a falta de uma posição mais firme contra a invasão da Ucrânia pela Rússia no documento final da cúpula UE-Celac em Bruxelas, atribuindo a opinião do colega à falta de experiência em reuniões internacionais. Boric respondeu ter “respeito infinito e muito carinho” por Lula, mas reiterou sua posição. “Creio que temos que ser muito claros em dizer que estamos em uma guerra de agressão inaceitável”, afirmou.

Contradições

Há divergências nos relatos dos três suspeitos de agressão e no do Ministro Alexandre de Moraes. Mas, segundo Lauro Jardim, já se sabe que as imagens do aeroporto mostrarão que Roberto Mantovani Filho deu um tapa em Alexandre Barci de Moraes, filho do ministro. “Um integrante da PF que conhece o teor do material gravado no aeroporto diz que as cenas capturadas pelo circuito interno de câmeras ‘confirmam a versão do ministro’, que vem sendo contestada pela família Mantovani.”

Contradições I

Já a defesa da família entregou à PF um vídeo de Moraes no aeroporto da capital italiana que mostraria o magistrado dizendo que haveria consequências para o grupo ao chegar ao Brasil. Ao ser questionado se estaria ameaçando o trio, o ministro teria chamado o empresário Mantovani de “bandido”, segundo o advogado Ralph Tórtima Filho.

Opiniões

O delegado que fez a solicitação do vídeo, Hiroshi Sakaki, integra a equipe que trabalha com Alexandre Moraes nos inquéritos que estão sob a relatoria do ministro. A operação dividiu opiniões. Foi considerada exagerada por alguns e há quem veja com preocupação o avanço dos “superpoderes” de Moraes. No Twitter, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, defendeu a ação da PF: “A medida se justifica pelos indícios de crimes já perpetrados. Tais indícios são adensados pela multiplicidade de versões ofertadas pelos investigados. Sobre a proporcionalidade da medida, sublinho que passou da hora de naturalizar absurdos”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *