Mato Grosso do Sul, 22 de Julho 2023.

Ministro

Na terça-feira (25) o Governador Eduardo Riedel (PSDB-MS) recebe o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira (PT-DF) em solenidade no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, a partir das 8:30 hs.
O ato marcará as entregas da Conferência Estadual da Agricultura Familiar. Ainda no evento, será lançado o Plano Safra 2023/2024 onde o Governo federal destina R$ 364,22 bilhões para o financiamento da agricultura e pecuária com 26,8% maior que plano anterior. No plano serão premiados os produtores rurais que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis. Além do governador Eduardo Riedel diversas autoridades locais estão confirmadas no evento, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa de MS Gerson Claro (PP-MS), o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, o Deputado Federal Vander Loubet (PT-MS), o Deputado Estadual Zeca do PT,
o Superintendente Regional do Incra, Paulinho Roberto, a Coordenadora-Geral do MDA, Marina Nunes, representantes de movimentos e autoridades municipais.

Ministro I

Antes, na segunda-feira ( 24) o Ministro Paulo Teixeira estará
no Distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã, onde fará a entrega de posses regularizadas em MS (Contratos de Concessão de Uso).
De acordo o Secretário executivo da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da SEMADESC, Humberto de Mello Pereira: “A visita representa um marco importante, uma vez que o ministro divulgará as diretrizes do plano emergencial para retomada do processo de reforma agrária em todo o país. Além disso, serão encerradas as conferências estaduais que promoveram discussões de pautas relacionadas à agricultura familiar em todos os municípios e suas regiões”, ressaltou. Após o evento, ainda na semana, o Governador Eduardo Riedel viaja para o Chile, conforme adiantou a coluna.

Seleção

….E o governador decretou ponto facultativo para os dias de jogos da Seleção de Futebol Feminina na Copa do Mundo. Segundo o Riedel: “É uma questão de igualdade. Na copa do mundo de futebol masculino o governo decretou ponto facultativo, natural que nesse momento em que as mulheres representam o país na edição feminina do torneio haja a mesma decisão”, disse.
De acordo com a publicação, servidores estaduais terão três (3) horas a partir do horário do jogo da seleção para iniciar o expediente, ou seja, nos dias em que os jogos começarem às 6h da manhã, o expediente iniciará às 9 horas, e nos dias de jogos com início às 7h, o expediente iniciará às 10 horas.

Seleção I

A Copa do Mundo de futebol feminino começou cercada de ineditismos. Sediado na Austrália e na Nova Zelândia, o evento bateu recordes de vendas de ingressos e direitos televisivos, além de ser o primeiro Mundial da categoria com 32 equipes. Presente em todas as edições desde que o torneio começou a ser disputado em 1991, a seleção brasileira busca seu primeiro título.

Seleção II

A equipe brasileira marcou 928 gols em 351 jogos. Estados Unidos, França e Alemanha são países que o Brasil tem mais dificuldade ao jogar.
Das 64 rodadas do torneio feminino, 43 são durante dias úteis entre as 2h e as 9h, no horário de Brasília. Primeiras partidas do Brasil acontecem em horário comercial.
Equipe convocada tem atletas com 17 anos de diferença de idade. Sete delas nasceram no Nordeste e oito, na cidade de São Paulo e inclui entre as jogadoras a Pelé do time, Marta, tida como a melhor do Mundo e
que, em retorno, de contusão deverá inicialmente ficar no banco, como opção,
para entrar no segundo tempo!

Indignação

….E por falar em mulheres dados chocantes de um País que insiste no machismo. O Brasil registrou o maior número de estupros da sua história no ano passado — um ano de eleições. Foram, no total, 74.930 vítimas, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Seis em cada dez vítimas tinham menos de 13 anos, mais de 80% do total eram menores. Como entram na conta apenas os casos registrados na polícia, é certo que há subnotificação. O fato de que mais casos de abuso sexual envolvendo pessoas conhecidas foram divulgados deve ter estimulado mais vítimas a falarem alto. No caso das crianças, 64% foram abusadas por familiares. Quase nove em cada dez vítimas de estupro são do sexo feminino. Até quando?

Indignação I

A violência doméstica também cresceu no país em 2022, com 245.713 ocorrências ante 237.596 no ano anterior. Destaque para o estado do Amazonas, com salto de 92%. O feminicídio teve aumento de 6,1% no número de casos, passando de 1.347 em 2021 para 1.437. Já as tentativas de feminicídio subiram de 2.181 para 2.563, crescimento de 16,9%.

Indignação II

Aliás… Os casos de racismo cresceram 68%, com 2.458 ocorrências ante 1.464 em 2021. As notificações por injúria racial também subiram para 10.990 em 2022 ante 10.814 no ano anterior. O mesmo ocorreu com crimes de homotransfobia, que aumentaram 54% no ano passado, com 488 registros ante 316 em 2021. Também houve um salto nos crimes de lesão corporal dolosa contra pessoas LGBTQIA+, que passaram de 2.050 em 2021 para 2.324 em 2022.

Ofensas

E a semana fechou com trocas de ofensas e críticas que levaram o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), a acionar o Ministério Público do estado contra o ex-deputado federal Jean Wyllys por homofobia. No Twitter, Wyllys chamou Leite de “gay com homofobia internalizada” por decidir manter as escolas cívico-militares no estado. Em vídeo, Leite afirmou que Wyllys pode não concordar com sua decisão como governador, mas não pode associá-la à sua orientação sexual ou preferências sexuais. “Representando para que seja apurado pelo Ministério Público essa conduta, por um ato de preconceito, de discriminação, de homofobia”, afirmou.

Gafes

Nada de gafes! O presidente Lula quer evitar deslizes nas suas falas e, para isso, reforçou a equipe que elabora seus discursos e atua na preparação dos pontos que serão tratados de improviso. Segundo assessores, no entanto, a decisão não tem relação com as falhas dos últimos dias, como o discurso de quarta-feira em Cabo Verde em que mencionou “gratidão ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”. Cristina Charão, que trabalhava na assessoria da primeira-dama Janja, e mais um profissional vão se unir ao time que já conta com três pessoas.

Faz o L

Fez o L, saiu do PL. O presidente do partido de Bolsonaro, Valdemar Costa Neto, anunciou a abertura do processo de expulsão do deputado federal Yury do Paredão (PL-CE) por não compartilhar dos ideais da legenda. “Ao que tudo indica, o parlamentar licenciado parece não comungar com os ideais do Partido Liberal”, postou no Twitter. A decisão foi comunicada ao parlamentar em reunião em Brasília. Na semana passada, Paredão apareceu fazendo o L com a mão em uma foto ao lado de ministros de Lula. Em maio, ele já havia sido criticado por posar para foto ao lado do presidente durante visita a Juazeiro do Norte (CE). 

Fonte: Canal Meio, Nexo e Blog do Bosco.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *