Mato Grosso do Sul, 27 de Julho de 2023.
IBGE

O presidente Lula atravessou a Ministra Simone Tebet e o IBGE será comandado por Márcio Pochmann. O nome do economista já foi anunciado em meio a muita controvérsia. A escolha foi feita pelo próprio presidente Lula e anunciada pelo ministro da Comunicação, Paulo Pimenta. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, dava indícios de que manteria no cargo Cimar Azeredo, servidor de carreira que lidera o IBGE interinamente desde janeiro. Horas antes da oficialização, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que Tebet não terá dificuldades porque o Pochmann é uma “pessoa disciplinada, leal ao presidente”.

IBGE I

A ministra Simone Tebet, que tem o IBGE em sua estrutura, deu uma entrevista a Míriam Leitão, na GloboNews, antes da nomeação ser divulgada. Ela afirmou que não conhece Pochmann e também não foi avisada de que a confirmação do nome de Marcio Pochmann realmente ocorreria. Durante a entrevista, a ministra do planejamento também falou da importância de uma frente ampla que una o centro democrático nas eleições municipais de 2024. “Em nome do Brasil, da democracia e do povo brasileiro, nós não podemos dormir no ponto”, disse.

Repercussão

Elena Landau, responsável pelo programa econômico de Tebet à presidência, disse que foi “um dia de luto para estatística brasileira”. Já o economista e pesquisador da Unicamp Felipe Queiroz destacou a solidez do IBGE e desqualificou as críticas. Bruno Perez, diretor do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE, afirmou que no governo Bolsonaro, Pochmann se manifestou contra intervenção e que na transição pareceu ser aberto ao entendimento dos problemas do instituto.

Política

O Ministério Público, através do promotor Ricardo Rotunno denunciou a deputada estadual Maria Imaculada Nogueira (PSDB-MS), conhecida como Lia Nogueira, por ameaçar matar a então assessora Patrícia Brandão, em 2021.
Na época, Patrícia era chefe de gabinete da então vereadora douradense. “Segundo consta, na data supra mencionada a indigitada [Lia Nogueira] ameaçou publicamente a vítima, em um discurso proferido em evento de comemoração a seu aniversário. O promotor cita na denúncia que, embora Lia tenha alegado que as declarações foram feitas em “tom jocoso”, a ameaça foi suficiente para causar temor à vítima e seus familiares, “o que para a jurisprudência pátria são suficientes para subsunção do fato à norma penal incriminadora”. Eleita deputada estadual na eleição do ano passado Lia Nogueira,
através da assessoria de imprensa, disse que denúncia do MP é armação política para prejudicá-la já que ela é pré-candidata à prefeitura de Dourados.

Pré-candidatos

E por falar em pré-candidatos no segundo maior colégio eleitoral do Estado, além de Lia Nogueira, o deputado federal Geraldo Resende oficializou convite para vice-governador José Carlos Barbosa (PP),
o Barbosinha, filiar-se ao PSDB, de olho na eleição para Prefeitura de Dourados. Caso aceite, ele terá como adversários rumo à candidatura do grupo o próprio Geraldo, os deputados estaduais Lia Nogueira (PSDB) e Zé Teixeira (PSDB), e o ex-deputado estadual Marçal Filho (PP), que também deverá migrar para o partido visando o mesmo objetivo.Marçal e Barbosinha querem sair do PP porque não aceitam apoiar a reeleição de Alan Guedes (PP) para prefeitura.

Fitch

Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a harmonia entre os poderes é a saída para que o país reconquiste o selo de bom pagador. “Temos potencial de recursos naturais, recursos humanos, reservas cambiais, tecnologia, parque industrial. Não tem cabimento o Brasil viver o que viveu nos últimos anos”, afirmou.
A revisão da Fitch confirma o sentimento positivo em relação ao país, mas ainda há um longo caminho a percorrer para se livrar da classificação especulativa, segundo analistas.

Super rico

…E o ministro Haddad voltou a defender a taxação de fundos fechados, os “fundos dos super-ricos”. A ideia da Fazenda é implementar nesses fundos o chamado “come-cotas”. Em entrevista ao Metrópoles, ele disse que o “super-rico” é uma “pessoa que está em um paraíso fiscal só dela. O Brasil criou uma espécie de conta paradisíaca para essas 2 mil famílias [de super-ricos]. Não faz sentido”.

Positivo

As contas externas do país tiveram saldo positivo de US$ 843 milhões em junho, segundo o Banco Central (BC). No mesmo mês do ano passado, houve superávit de US$ 266 milhões nas transações correntes – compras e vendas de mercadorias e serviços e transferência de renda com outros países. No primeiro semestre deste ano, no entanto, o déficit nas contas externas e o ingresso de investimentos estrangeiros diretos na economia brasileira recuaram. De acordo com o BC, a queda no saldo negativo das contas externas, na parcial deste ano, está relacionada principalmente com a melhora da balança comercial no período.

Cripto Social

A presidente da Caixa, Rita Serrano, afirmou que a participação do banco no piloto do real digital, do Banco Central, visa contribuir para colocar o Brasil na linha de frente da digitalização financeira, mas também foca na inclusão social. “Dá para pensar em pagar benefícios sociais com moeda tokenizada no futuro”, disse. O banco lançou um consórcio com a bandeira de cartões de crédito Elo e a Microsoft para o projeto. A Elo permitirá o desenvolvimento de opções de criptoativos com pagamento em parcelas, como ocorre com a fatura do cartão de crédito, e a Microsoft entrará com a experiência tecnológica, ajudando a acelerar a implementação da criptomoeda oficial. Em testes desde março, o real digital deve estar disponível para a população só no fim de 2024.

5G

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu liberar a faixa 5G em mais de 102 municípios a partir de 31 de julho. Com isso, 1.712 municípios passarão a ter a quinta geração de internet móvel disponível.
A tecnologia estará acessível para 145 milhões de brasileiros ou 69,3% da população nacional. A liberação, no entanto, não significa a implantação imediata da tecnologia. As operadoras de telefonia precisam solicitar a ativação do sinal nessas áreas. O 5G deve chegar a todas as cidades do país até 2029, quando as operadoras devem instalar as antenas nas cidades de até 30 mil habitantes.

SOS Pantanal

Dados do MapBiomas divulgados mostram que o Mato Grosso desmatou 2.329 hectares do Pantanal nos quatro primeiros meses de 2023, um aumento de 61,3% frente a igual período de 2022, quando foram desmatados 1.443 hectares. Somente no ano passado, 4.392 hectares do bioma foram destruídos. Segundo o Instituto SOS Pantanal, a situação é resultado de uma legislação pouco efetiva na região.

Cinema

...E para não dizer que não falamos de cinema...A dúvida se Capitu traiu Bentinho ganha um novo episódio com a estreia nos cinemas da Capital nesse dim de semana do filme Capitu e o Capítulo.
Os personagens interpretados por Mariana Ximenes e Vladimir Brichta, criados por Machado de Assis no livro Dom Casmurro, mostram a inquietação dos sentimentos humanos vistos por uma nova perspectiva. Tem também Mansão Mal-Assombrada, onde uma mulher vai morar com seu filho em uma nova casa, mas descobre que o ambiente tem moradores sobrenaturais. Para resolver o problema, ela acaba contando com a ajuda de uma equipe de especialistas espirituais. E uma professora de educação física precisa esconder sua sexualidade por conta da repressão à população LGBTQIA+ na Inglaterra de 1988, quando se passa o enredo de Blue Jean.
Bom programa!

Fonte: Canal Meio, Nexo e Blog do Bosco.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *