Mato Grosso do Sul, 10 de Agosto de 2023.


Bataguassu

Um dos principais articuladores do PSDB-MS, junto com o ex-governador Reinaldo Azambuja,
o secretário-executivo do Escritório de Relações Institucionais e Políticas Sérgio de Paula tem atendido lideranças do inteiror e prováveis pré-candidatos às prefeituras. Nesta semana, a pré-candidata a prefeitura de Bataguassu, a ex-primeira-dama Wanderléia Caravina esteve reunida com o secretário, que já tem em mãos pesquisas de avaliação dos 79 municípios. Ele confirmou que até o final do ano, os tucanos já terão os nomes de seus pré-candidatos anunciados, incluindo Bataguassu.

Bataguassu I

Além da ex-primeira dama e atual presidente do diretório municipal do partido em Bataguassu, Wanderléia Caravina, está entre os nomes que podem encabeçar a chapa dos tucanos na cidade, o do advogado e ex-vereador Dennis Thomazini. Ele foi candidato a sucessão do ex-prefeito e atual secretário de Governo Pedro Caravina (PSDB-MS).
Em recente agenda em Bataguassu, o presidente estadual do partido Reinaldo Azambuja, disse que o PSDB tem crescido “com as filiações como a dos prefeitos Dr Lúcio Costa, prefeito de Santa Rita do Pardo, prefeito de Ivinhema Juliano ferro, e em Selvíria com a entrada do vice-prefeito Jaime Soares Ferreira.” Em Mato Grosso do Sul, além dos 45 prefeitos, o PSDB conta com o governador Eduardo Riedel, três deputados federais, seis deputados estaduais, 16 vice-prefeitos e mais de 240 vereadores.

PAC

….O presidente Lula lança nesta sexta-feira (11) o Novo PAC. E a usina nuclear Angra 3 deve ser uma das obras contempladas. O Ministério de Minas e Energia (MME) estima que a conclusão custe R$ 20 bilhões. Em meio às notícias sobre a possível inclusão de Angra 3 no Novo PAC, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, disse que acredita que usina seja finalizada independentemente de sua inclusão no Novo PAC. “Trabalhamos sempre com a perspectiva de que esse processo, dada sua importância para o Brasil, seja continuado e concluído”, afirmou. Atualmente, as obras dependem de estudos solicitados no período da privatização. A Eletrobras é sócia da ENBPar na Eletronuclear, que opera o complexo nuclear de Angra dos Reis. Em maio, o MME destacou o interesse do governo em concluir Angra 3, defendendo que a energia nuclear é uma alternativa de transição energética, por não gerar emissões de gases de efeito estufa.

Cotas

A Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, nesta o projeto que atualiza a Lei de Cotas. A proposta vai ao Senado. Sancionada em 2012, a lei garante que metade das vagas em institutos e universidades federais seja reservada para ex-alunos da rede pública de ensino. Também prevê outras duas subcotas: para estudantes de baixa renda; e para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. O texto original estabeleceu que uma revisão da ação afirmativa deveria ser feita 10 anos após a sanção — ou seja, em 2022. O Congresso, contudo, resistiu a fazer a mudança em ano eleitoral, por receio de retrocessos nas medidas. Com um ano de atraso e no mês em que a lei completa 11 em vigor, os deputados aprovaram a atualização do texto.

Anulado

..E o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anulou a convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, para depor na CPI do MST, dominada pela oposição. Lira atendeu a uma questão de ordem do deputado Nilto Tatto (PT-SP) argumentando que não há conexão entre as atribuições da Casa Civil e a atuação do movimento. Costa foi convocado por inciativa do relator da CPI, Ricardo Salles (PL-SP), sob a alegação de que, quando foi governador da Bahia, não agiu para impedir invasões por parte dos sem-terra.

Vitória

E foi “Dia de vitória” para os bolsonaristas no Conselho de Ética da Câmara, com o arquivamento de ações que poderiam levara à cassação de Nikolas Ferreira (PL-ES) e Carla Zambelli (PL-SP). Ele era acusado de transfobia por usar a tribuna para debochar de mulheres trans no Dia Internacional da Mulher. O relator, Alexandre Leite (União-SP), chegou a apresentar relatório defendendo que o processo continuasse, mas em seguida mudou de posição e votou pelo arquivamento. O mesmo aconteceu com Zambelli, acusada de xingar o colega Duarte Júnior (PSB-MA). Na semana passada, João Leão (PP-BA), relator, apresentou parecer pela continuidade da ação, mas agora, na votação, mudou de lado.

Julgamento

O STF deve começar a julgar em setembro os acusados pela tentativa de golpe de 8 de janeiro deste ano. A estimativa foi feita pelo relator da ação, ministro Alexandre de Moraes. O Supremo marcou para a próxima semana a aceitação ou não de denúncias contra mais de 70 presos pela invasão das sedes do poderes, entre eles, Fátima de Tubarão, que aparecia em vídeo ameaçando ministros. Até o momento, 1.290 pessoas já foram convertidas em réus no processo.

Julgamento I

Enquanto isso. Moraes mandou soltar mais 72 presos pelos atos golpistas. O ministro substituiu a prisão por medidas como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de acesso a redes sociais e cancelamento dos passaportes.

Prisão

E após a prisão do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques a investigação da PF tem agora como alvo uma reunião no dia 19 de outubro. Comandada pelo então ministro da Justiça, Anderson Torres e com a presença de Vasques, da diretora de inteligência do ministério, Marília Alencar (em cujo celular foram primeiro encontrados os mapas da eleição), e de dirigentes da própria Polícia Federal. Segundo testemunhas, Vasques disse no encontro que a PRF precisa “tomar um lado” na eleição. Os detalhes da reunião seriam a chave para mostrar que a operação nas estradas do Nordeste foi um plano do governo Bolsonaro, não uma iniciativa isolada do ex-diretor da PRF.

Prisão I

De acordo com as planilhas apreendidas pela PF e enviadas a Moraes, as blitzes da PRF miravam sete milhões de votos obtidos por Lula no primeiro turno em municípios nordestinos. Segundo dados do TSE, o atual presidente venceu Bolsonaro por pouco mais de 2,1 milhão de votos.

Prisão II

Políticos bolsonaristas cerraram fileiras em defesa de Vasques, afirmando que ele “sofre a real violência política”. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aconselhou aos agentes da PRF que não trabalhassem para não serem presos por “ato antidemocrático”. Já o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) classificou a prisão como “arbitrária”.

Oposição

….Embora o deputado André Fufuca (PP-MA) já esteja praticamente certo como futuro ministro no acordo entre o governo e o Centrão, o presidente do partido, senador Ciro Nogueira (PI), afirmou que a legenda continua na oposição. “Pelo menos enquanto eu for presidente. Eu acabei de ser reeleito, tenho mais três anos pela frente. É impossível que isso venha a ocorrer, eu sou contra radicalmente a entrada do partido (no governo)”, disse.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *