“Imagine” – John Lennon, 1971

 

Mato Grosso do Sul, 11 de Setembro de 2021

“Imagine que não há países

Não é difícil

Nada para matar ou razão para morrer

E nenhuma religião também

Imagine todas as pessoas

Vivendo a vida em paz…”

 

 “Imagine” – John Lennon, 1971

 

Quase impossível não associar a carreira solo do ex-Beatle John Lennon a Imagine, hino da paz mundial escrito por ele e também creditado a Yoko Ono que permanece atemporal entre gerações há 50 anos. Tocou praticamente em looping em rádios de todo o mundo com a notícia da morte do cantor, assassinado em 1980. Foi também um dos momentos mais marcantes durante as Olimpíadas de Tóquio 2020, quando um enxame de mais de 1.800 drones projetou a imagem da Terra no céu enquanto tocava a música. A canção é faixa-título do álbum de Lennon, o segundo da carreira solo, lançado em 9 de setembro de 1971, nos Estados Unidos. Para celebrar um dos álbuns mais importantes e bem-amados do século 20, Yoko, Sean Lennon – único filho do casal – e a Universal Music Group promoveram uma série de homenagens para o aniversário do icônico disco, com projeções em edifícios de todo o mundo, das Casas do Parlamento e da Catedral de São Paulo, em Londres, à Times Square, em Nova York: “Imagine all the people living life in peace” irradiou cartões-postais famosos para lembrar globalmente o sonho utópico de Lennon.

Um longa-metragem John Lennon: Imagine — O Filme, foi dirigido e estrelado pelo casal Lennon e Yoko para mostrar o cotidiano do cantor durante o processo de produção do álbum, e agora está disponível em streaming. O filme de 70 minutos não conta com narração, roteiro ou enredo. Trata-se de uma espécie de videoclipe orgânico e espontâneo de todo o álbum, com a excentricidade que só um casal como eles poderia ter. Em determinadas cenas, John toca  Imagine ao piano enquanto veste um uniforme militar, o qual ilustra I Don’t Wanna Be a Soldier. Em How Do You Sleep?, ele e Yoko protagonizam um partida de sinuca, depois passeiam de barco em um lago, embalados por Jealous Guy. O filme também conta conta com o ex-Beatle George Harrison, que participou das gravações do álbum.

Fora dos Beatles, Lennon ainda não havia conquistado o primeiro lugar. Por isso, buscou se mostrar como o compositor de sucesso que fora com sua banda, a maior da história, sem descuidar de seu ativismo. O compositor do Strawberry Fields Forever começou sua carreira solo cantando pela paz, em Give Peace a Chance, no disco de estreia John Lennon/Plastic Ono Band, de 1970. Mas, enquanto lidava com a heroína (Cold Turkey), expôs ao mundo seus traumas de infância e sentimentos mais profundos, como em Mother e My Mummy’s Dead. Deixando fortes declarações rebeldes e contra o sistema, o músico também protagonizou em 1968, ao lado de Yoko, com quem estava recém-casado, o bed-in for peace, uma campanha pela paz contra a Guerra do Vietnã. “Todos falam pela paz, mas ninguém faz nada por ela. A gente pode deixar crescer os cabelos ou renunciar a uma semana de férias pela paz. O importante é que ela só pode ser atingida com métodos pacíficos. Combater um sistema com as armas é errado. Eles são milhares e ganhariam sempre. Se quiserem te apagar, te matam. Mas, contra o humor pacífico, eles não têm estratégia”, foi a mensagem de Lennon na época.

Em Imagine, John e Yoko fizeram muito pela paz. A música se tornou um hino para a Humanidade graças a sua mensagem pacifista, onde o autor propõe um mundo sem fronteiras, religiões ou posses. “É que o mundo é um, as pessoas são uma. E é uma declaração e um desejo. […] Não podemos fingir que estamos divididos em raças e nações, e podemos continuar fingindo até que paremos de fazê-lo”, disse Lennon. Em 2017, a canção foi declarada como a música do século pela National Association of Music Publishers, dos Estados Unidos.

#Imagine50: Veja obras sobre a vida e a música de John Lennon. (UOL)

Conheça cinco curiosidades sobre o álbum. (Pop Cultura)

Por fim, o clássico clipe de Imagine. (YouTube)

Por Micaela Santos

fonte canal meio e blog do bosco

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *