Militares e Racismo

cONectado
Mato Grosso do Sul 17 de agosto de 2023
Escola
Por mais inacreditável que se possa parecer são nas escolas onde se registram os maiores  casos de racismo no Brasil. Pelo  menos  é o que  revelou um levantamento da Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica onde  mostra que o ambiente escolar é o local onde os brasileiros afirmam ter sofrido mais violência racial. Das duas mil pessoas ouvidas, 38% disseram ter sofrido racismo na escola ou na faculdade; 29%, no trabalho; e 28%, em espaços públicos, como ruas e parques. A violência verbal é a forma de racismo mais aparente, sendo citada por 66% dos entrevistados, seguida pelo tratamento desigual (42%) e violência física (39%).
Votação
O arcabouço fiscal vai à votação na semana que vem, garante o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O governo espera aprovar a medida ainda este mês, quando termina o prazo para apresentar a proposta de Orçamento para 2024. A reunião sobre o tema  foi cancelada a pedido dos parlamentares, após declarações do ministro  Fernando Haddad sobre a Câmara. O relator do projeto, Cláudio Cajado (PP-BA), afirmou que o encontro com técnicos e líderes que foi desmarcado ocorrerá na próxima segunda-feira. Mas disse que não há compromisso de calendário. “Feita a reunião na segunda-feira, vamos consensualizar o texto e, a partir daí, a pauta de quando entrará em votação no plenário será definida pelo colégio de líderes e o presidente.”
Minirreforma
Com o aumento da presença do Centrão no governo, a partir da minirreforma ministerial que está para sair, cresce a lista de possíveis candidatos com chances de serem apoiados pelo Palácio do Planalto para substituir Arthur Lira (PP-AL) em fevereiro de 2025. A campanha informal já começou. Republicanos, União Brasil, MDB, PSD e PSB têm nomes cotados para a presidência da Câmara e cortejam o governo. Antônio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL) são apontados como pré-candidatos. O líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA); o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP); e o líder do PSB, Felipe Carreras (PE), também aparecem como opções.
Alerta
Segundo
Roseann Kennedy: “Desde que assumiu a presidência da Câmara, Lira foi diversas vezes comparado ao ex-presidente da Casa Eduardo Cunha. Depois de atropelar a ala bolsonarista na CPI do MST, parte do Centrão disparou os alertas de que a semelhança poderá ser outra: ‘Cunha se deixou dominar pela soberba do cargo e não via seus erros, depois foi abandonado. Lira precisa ter cuidado para não fazer o mesmo’, afirma um alto dirigente partidário.”
Patacoada
É engraçado testemunhar a patacoada corrupta de bolsonaristas e militares? Se é, garante Flávia Tavares na coluna Cá Entre Nós. Só que por trás da comédia pastelão tem o fato de que instituições brasileiras, inclusive as Forças Armadas, estiveram dispostas a endossar o bolsonarismo sabendo exatamente do que se tratava. Pelo menos 13 militares da ativa — dois generais, nove coronéis, um major e um sargento — estão na mira da Polícia Federal por causa dos ataques de 8 de janeiro, segundo levantamento da Folha. As suspeitas incluem inércia em relação ao acampamento golpista instalado em frente ao quartel-general do Exército em Brasília, inação da guarda do Palácio do Planalto e participação direta nos atos. Entre os alvos estão os generais Gustavo Dutra e Carlos Feitosa Rodrigues. O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, aparece com ponto em comum entre os demais militares.
É hora de diminuir de vez o poder dos militares na política?
Outra pergunta hipotética: se fosse preciso escolher o motivo para prender um general, qual o mais desmoralizante, por corrupção ou por golpismo?
Indícios
Apesar de indícios expressivos contra Jair Bolsonaro,  no caso das joias, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que não há razões para uma eventual prisão preventiva do ex-presidente. “Nesse momento, veja, neste dia em que estamos conversando, não vejo ainda razões para essa medida extrema [a prisão preventiva]”, disse. “Há uma evolução de apurações e, em algum momento, o Judiciário pode decidir por essa medida. Mas as apurações ainda estão evoluindo. O que é importante para a sociedade é a garantia de que a verdade está sendo progressivamente trazida aos autos, ao processo, ao inquérito e demonstrada à sociedade.”
Defesa
…E o criminalista Daniel Bialski, que defendeu o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral até a soltura dele, no começo deste ano, assumiu a defesa da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Ele já pediu acesso aos autos que eventualmente mencionem Michelle que, segundo o advogado, “está absolutamente tranquila porque não participou e desconhece ter ocorrido irregularidade ou ilicitude”.
Apagão
Um software de proteção chamado Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga) teria sido o motivo para o apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal ouviu Malu Gaspar de técnicos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por não estar ligado ao sistema nacional, Roraima foi o único estado a não ser afetado pela falta de energia, que durou seis horas. O programa desligou o sistema elétrico após uma brusca alteração de carga durante uma tentativa de transferir energia do Nordeste para o Norte do Brasil, provocando uma sobrecarga. Nesse momento, o Erac entrou em ação e desativou parte do sistema nacional.
Apagão II
Para apurar se houve ação humana no apagão, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, chegou a dizer  que pediria uma investigação à Polícia Federal e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele afirmou que o apagão foi causado por um “evento” no Ceará, podendo ter mais um outro ainda não identificado pelo ONS. Como todo acontecimento de grande repercussão, o apagão gerou uma sequência de memes.
Fonte Canal Blog do Bosco, Nexo e Meio 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *