VACINA A JATO

Mato Grosso do Sul, 9 de junho de 2021

Estados e municípios terão no máximo duas semanas para aplicar todos os três milhões de doses da vacina da Janssen que chegam ao Brasil na semana que vem. É que o imunizante tem prazo de validade até o dia 27 deste mês. Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o ministério chegou a consultar os estados se valia a pena aceitar essas doses, antecipadas pelo laboratório. Os secretários responderam que sim, mas que a aplicação exigirá um maior esforço.

DOENÇA DE IDOSO?

A Covid-19 deixou mesmo de ser uma doença de idosos. O hospital curitibano Pequeno Príncipe, maior centro de saúde exclusivamente pediátrico no país, registrou na segunda-feira 22 internações de crianças e adolescentes com a doença, sendo sete direto na UTI. É o maior número desde o início da pandemia.

MORTES

Na terça-feira foram registradas 2.693 mortes por Covid-19 no Brasil, o maior número em 34 dias. Não significa que todas essas pessoas tenham morrido ontem, já que o feriado prolongado provocou subnotificação no fim de semana, e o registros só agora entraram no sistema. Ao todo, o país já teve 477.307 vítimas fatais desde o início da pandemia.

VACINADO LEVA “PRESENTE”

Para tentar descontrair um pouco. O estado de Washington, nos EUA, deu um estímulo a mais para os cidadãos se vacinarem com a campanha “Joints for Jabs” (algo como “Baseados por Picadas”). Toda pessoa maior de 21 pode apresentar um certificado de vacinação e ganhar um cigarro de maconha, que é legalizada no estado, em lojas que vendem o produto.

MACONHA

O uso medicinal da maconha foi aprovado ontem em comissão especial da Câmara. Normalmente o projeto iria direto para o Senado, mas, com a votação foi muito apertada – 17 a 17 com voto de Minerva do relator pela aprovação –, os contrários à liberação prometem recorrer para levar o projeto ao Plenário.

SINOVAC SUSPENDERÁ VACINAS

O laboratório chinês SinoVac, que desenvolveu a CoronaVac e fornece insumos para o Butantan produzi-la, condicionou a continuidade do envio do material ao fim dos ataques à China feitos pelo governo brasileiro. O furo, das jornalistas Natália Portinari e Julia Lindner, dá conta de que a Embaixada do Brasil em Pequim já ouviu a mensagem e a repassou ao Itamaraty.

CLOROQUINA INUTIL

Enquanto isso… Finalmente um ministro da Saúde (no cargo) contradisse Jair Bolsonaro e reconheceu que a cloroquina é inútil contra a Covid-19, assim como os demais “tratamentos precoces preconizados pelo presidente. Em seu segundo depoimento à CPI da Pandemia, Marcelo Queiroga também admitiu que, embora afirme ter autonomia no cargo, isso não significa “carta branca para fazer tudo o que quer”. Mas Queiroga, mais uma vez, usou dados falsos. Desta vez ao falar sobre o número de infectados no Campeonato Brasileiro e das reuniões que teve com Bolsonaro. O ministro ainda questionou a efetividade da CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, apesar de a vacina ter sido aprovada pela Anvisa.

ANIMOS EXALTADOS

O depoimento teve momentos tensos, com Queiroga batendo boca com o senador Otto Alencar (PSD-BA). O ministro admitiu que não conhece a bula das três vacinas em uso no Brasil e reagiu quando Alencar classificou esse desconhecimento como “ato irresponsável”. A sessão chegou a ser suspensa para que os ânimos serenassem.

COPA AMÉRICA

Após a vitória por 2 a 0 sobre o Paraguai pelas eliminatórias da Copa, os jogadores da seleção brasileira divulgaram um manifesto com críticas à Conmebol pela realização da Copa América “fosse ela sediada tardiamente no Chile ou mesmo no Brasil”. O texto, porém, poupou o governo brasileiro, evitou o tom político e declarou que os jogadores não cogitaram boicotar a competição.

SUSPENSÃO

O plenário do STF julga amanhã, a pedido da relatora, ministra Cármen Lúcia, uma ação pela suspensão da Copa América no Brasil, impetrada pelo PSB e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos.

FONTE CANAL MEIO, BLOG DO BOSCO

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *