#VacinaJá

Mato Grosso do Sul, 1 de junho de 2021

Cuidados após a vacinação: 7 pontos-chave

Casos  como a morte de Agnaldo Timóteo e a infecção do presidente da Argentina, Alberto Fernandez, têm levantado dúvidas sobre como funcionam os efeitos das vacinas contra a covid-19 e quais cuidados ainda são necessários após a aplicação. Abaixo, o Nexo responde a sete perguntas sobre o tema.

1-Eu posso adoecer depois de tomar a vacina contra a covid-19?

Sim. Caso você seja exposto ao vírus antes do corpo criar a imunidade, é possível que sinta sintomas da covid-19. Dada a eficácia da vacina, casos de contaminação após as duas doses podem apresentar sintomas leves. Os dados da Coronavac, vacina mais usada no Brasil, garantem que 100% daqueles que receberam o imunizante não vão morrer e nem desenvolver um quadro grave. Desses, 22% poderão apresentar sintomas leves da doença.

2-O que devo fazer no intervalo entre uma dose e outra?

Entre uma dose e outra, deve-se continuar mantendo as medidas de isolamento e distanciamento social, além do uso de máscaras. Nesse período, os anticorpos neutralizantes, que impedem a entrada do vírus nas células, ainda estão se formando dentro do organismo.

3-Quanto tempo a vacina demora para fazer efeito?

Cada organismo é diferente e tem seu próprio ritmo. Mas, em geral, a imunização se dá cerca de duas semanas após a aplicação da segunda dose da vacina (ou da primeira e única, no caso da Janssen). Esse é o tempo para o corpo terminar de criar os anticorpos neutralizantes.

4-Eu posso transmitir covid mesmo estando vacinado?

Na maioria das vacinas, ainda não há estudo conclusivo para essa questão. As exceções são as vacinas americanas da Pfizer e da Moderna, que já realizaram estudos que mostraram que elas são eficazes em barrar a transmissão por parte de vacinados. Enquanto esses estudos não chegam, é essencial manter medidas de isolamento e distanciamento social e uso de máscaras, até que essas questões sejam respondidas.

5-O que posso fazer depois de tomar a vacina?

Em março, o Centro de Controle de Doenças dos EUA publicou um guia para aqueles que receberam as duas doses da vacina e esperaram o período de duas semanas até a imunização. Essas pessoas podem visitar pessoas que não estão nos grupos de risco dispensando o uso de máscara e distanciamento, além de viajar nacionalmente e internacionalmente sem realizar testes e quarentenas. Vale ressaltar que os EUA estão usando as vacinas Pfizer e Moderna, que comprovadamente barram a transmissão. Conforme uma parcela maior da população for vacinada, novas possibilidades serão abertas.

6-Depois de tomar a vacina estarei imunizado para sempre?

Cientistas ainda não sabem a resposta para essa pergunta, porém, há indícios de que será necessário tomar reforços da vacina sazonalmente, assim como já acontece com a gripe. O tempo deve variar de vacina para vacina. Por isso, estudos estão sendo realizados para entender essa necessidade.

7-Quando o país vai poder retomar uma vida normal?

Não dá para saber por ora. Depende da aplicação dos imunizantes na população. A estimativa é que uma certa normalidade possa ser retomada quando cerca de 80% da população tiver sido imunizada. A volta da vida normal também depende de medidas de isolamento social para impedir que novas variantes, que podem ser resistentes à vacina, apareçam. As principais variantes que apareceram no Brasil em 2021, como a P.1, conseguem ser neutralizadas pela vacina.

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/04/09/7-pontos-chave-sobre-os-cuidados-ap%C3%B3s-a-vacina%C3%A7%C3%A3o
© 2021 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

BOLSONARO E A CEPA AMÉRICA,

A notícia repercutiu muito mal também entre os governadores, especialmente por conta do agravamento da Covid-19, com ocupação crescente de UTIs. Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul já avisaram que não sediarão jogos, enquanto São Paulo e Bahia disseram que podem receber partidas desde que em estádios vazios. E o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) avisou que vai ao STF contra o evento.

Aliados estão pressionando o governador João Doria (PSDB) para que rejeite os jogos em São Paulo, mesmo sem torcida. Eles alertam para a possível repercussão negativa do torneio no Brasil e para o número crescente de casos de Covid. O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, é um dos críticos.

Já o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), que não perde uma oportunidade de se alinhar ao Planalto, disse ser “futebolisticamente favorável” à realização da final da na capital, mas vai discutir com o prefeito Eduardo Paes (DEM). (CNN Brasil)

Enquanto isso… O vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), quer convocar o presidente da CBF, Rogério Caboclo, para explicar os motivos de a entidade ter se oferecido para sediar o torneio. (Poder360)

Igor Gielow: “Jair Bolsonaro se mostra pouco supersticioso com sua intempestiva e populista decisão de abraçar a Copa América deixada na sarjeta pela crise política colombiana e pela pandemia na Argentina. Afinal de contas, mal se passaram 48 horas desde que dezenas de milhares de manifestantes contrários ao governo enfim decidiram ir à rua contra Bolsonaro, mesmo arriscando aglomerações e perder a superioridade moral ao falar sobre estímulo a contágio. Do ponto de vista político, Bolsonaro dobra a aposta na provocação contra seus opositores.”

Só para lembrar… Na última sexta-feira o boletim semanal da Fundação Oswaldo Cruz alertou para o agravamento da pandemia no Brasil “nas próximas semanas”. A Copa América começa em 13 dias.

Da Cepa América ao mascote Cloroquito, os memes não poderiam faltar.

VIVER

A Pfizer pediu ontem à Anvisa autorização para incluir na bula de sua vacina contra Covid-19 indicação para maiores de 12 anos, como já acontece nos EUA. No Brasil, a recomendação é para maiores de 16 anos.

O laboratório americano informou ainda que vai entregar 2,4 milhões de doses de sua vacina na segunda semana de junho.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ultrapassou o Instituto Butantan como maior fornecedor de vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Com a entrega de um novo lote nesta segunda, a fundação chegou a 47,6 milhões de doses, contra 47,2 do instituto.

E hoje a Fiocruz assina, em Brasília, o contrato para transferência de tecnologia que lhe permitirá produzir no Brasil o insumo farmacêutico ativo (IFA) da vacina de Oxford/AstraZeneca, diminuindo a dependência de material importado.

Graças à vacinação em massa, o número de casos graves de Covid-19 no Xingu vem caindo. Incluídos no grupo prioritário, cerca de 84% dos indígenas da região já foram imunizados.

Porém… No resto do país, o ritmo da vacinação em maio foi 16,5% menor do que em abril, devido a atrasos na produção e distribuição de vacinas.

TRANSFORMANDO NEGÓCIOS

Com as redes sociais cada vez mais inseridas no dia a dia dos usuários, as oportunidades de negócios só crescem. Estima-se o social commerce, compras feitas pelas redes sociais, crescerá 29% ao ano entre 2020 e 2028. As vantagens são muitas. Do lado do consumidor, ganha-se conveniência com toda a jornada, desde a descoberta do produto até a finalização da compra, dentro da plataforma. Do lado da empresa, pode significar menos interrupção na compra, permitindo que as transações sejam finalizadas com menos cliques. Ainda cria uma comunicação mais engajada com o usuário e mais dados que podem contribuir para conhecer melhor seu público-alvo.

As mudanças nas políticas do Google e Apple de rastreamento dos usuários já tem levado empresas a realizarem parcerias com adtechs para aplicar novas ferramentas para atingir os consumidores. Algumas dessas soluções têm sido plataformas de conexão com influenciadores e identificação de conteúdo que mais resulta em venda. Para as marcas, os métodos tradicionais já não são serão mais tão funcionais: as mudança de privacidades vão aumentar o custo de achar um novo consumidor no Facebook e diminuir a efetividade de segmentação.

Pois é… O Google está eliminando os cookies de rastreamento online de terceiros e a Apple começou a exigir que os proprietários de aplicativos peçam permissão explícita para rastrear usuários em aplicativos de outras empresas. Segundo recente pesquisa, apenas 13% dos usuários aceitaram ser rastreados.

Um portal com conteúdos para entender como o fim dos cookies impactará os negócios. Confira.

BRASIL DIGITAL

O Brasil ganhou o primeiro cabo submarino de alta capacidade que liga o país à Europa. De fibra óptica, deve reduzir pela metade a latência da conexão atual ao não precisar mais passar pelos EUA para chegar ao continente europeu, como ocorre atualmente com a maior parte das transmissões. O cabo serve para o transporte de todo tipo de informação digital, como telefone, internet e demais dados.

Fonte Canal Meio, Nexo Jornal, Blog do Bosco

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *