Feira Literária de Bonito homenageia o escritor corumbaense Lobivar Matos

A vida e obra do escritor corumbaense serão abordadas na palestra “Lobivar Matos: O Poeta de Todos os Povos”, ministrada pela professora Susylene Dias da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pela neta do autor, Fernanda Matos. A palestra acontecerá no sábado (09) às 18:30, no Espaço Sarobá.

Depois de homenagear em 2015 o poeta Manoel de Barros, um corumbaense “honorário”, a Feira Literária de Bonito (FLIB 2016) homenageia, na edição deste ano, o corumbaense “nato” Lobivar de Matos, escritor que morreu precocemente, aos 32 anos.

Autor de obras como “Areôtorare: poemas boróros” e “Sarobá”, Lobivar Barros de Matos, como seu contemporâneo Manoel de Barros, teve sua obra reconhecida bem depois do “ativismo anônimo”.

Era um “ilustre desconhecido” no mundo literário, lembra o jornalista Bosco Martins, amigo e confidente de Manoel de Barros, com quem Lobivar chegou a trocar impressões no período que viveram no Rio de Janeiro.

“A homenagem a Lobivar não apenas realça a obra desse outro grande autor corumbaense, mas resgata a história sobre o poder e a capacidade de criação dos nossos pantaneiros da literatura mato-grossense. Manoel, que nesse ano completaria 100 anos, nasceu em Cuiabá, mas aflorou sua intuição e inspiração para as composições poéticas em Corumbá”, diz Bosco Martins, para quem, os dois poetas “deveriam ter suas imagens perpetuadas por meio de um monumento em Corumbá. Não podemos perder de vista essas importantes referências da cultura”.

Maria Adélia Menegazzo, curadora da FLIB, explica que Lobivar, junto de Manoel de Barros, é um dos autores mais estudados em nosso estado, mas ainda pouco conhecido do grande público. “Ele é uma peça importantíssima que marca o início da poesia moderna de nossa região. Sua produção conta sobre o cotidiano da região de Corumbá e do Pantanal, com personagens bem típicos, como as lavadeiras e os vaqueiros”, ressalta.

A Feira Literária de Bonito, aberta nessa quarta-feira, 6, vai até sábado. Com o lema “Palavra Aberta. Palavra Liberta!”, a mostra retoma a proposta de investimento na formação do leitor, no encontro direto com o autor e seu ofício e o acesso ao livro. O evento inclui contato com autores, mesas de debate, oficinas de criação, oficinas para professores, saraus, narração de histórias, brincadeiras, apresentações de teatro, música e sessões de cinema. Toda a programação será na Praça da Liberdade, no centro de Bonito.

O coordenador da FLIB 2016, Carlos Porto, lembrou a importância da feira no calendário literário nacional. “Com mais essa edição, colocamos Mato Grosso do Sul e especialmente Bonito, no calendário cultural e literário do País. No ano passado, na primeira edição, mais de 15 mil pessoas visitaram a feira. Esse ano não será diferente”, afirmou.

Segundo a curadora da feira Maria Adélia Menegazzo, o objetivo é despertar e promover o prazer pela leitura e formar leitores para a vida. Para ela, a feira já se consolidou como um evento literário de repercussão nacional A programação artística contará com show musical de Tetê Espíndola, palestra-show do cantor e escritor Tico Santa Cruz e o espetáculo teatral “Autobiografia Autorizada” com o ator Paulo Betti, que também se apresentará no Espaço Sarobá, em um bate papo com os presentes.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

A abertura oficial da FLIB 2016 acontece com o espetáculo teatral “Romance do Vaqueiro Benedito”, com o grupo Mamulengo Presepada-Chico Simões e o músico Beirão. Durante todos os dias haverá os espaços permanentes com histórias contadas e encantadas, com os contadores de histórias (Michelly Dominique/Rafael Bendo da Silva/Ciro Ferreira), Olhos de Boi (Cristiane de Luca Lima), Roda na Saia (Sandra Nascimento e Angela Cristina Colognesi dos Reis), Caixote Delirante (Italo Diego de Souza/ Ana Carla Vieira Ferreira), Sucuris de mil cabeças (Érico Bispo de Souza/Cristiane Sanabria), mágicas-pré-escolar (Chico Simões), poetas performáticos( Ruberval Cunha/Salim Haskan) e palco (Grupo Teatral de Risco).

Na quinta feira, dia 07/07, além da palestra show com Tico Santa Cruz, a programação se divide nos espaços.

Espaço Sururu: oficina de criação “A Força do Poema”, com Angélica Freitas; mesa de discussão “Jornalismo e Blog Literário”, com os jornalistas Edson Silva e Nélio Brandão; e, conversa com a escritora- “Brinquedos Espalhados, Bruna Beber”. No Espaço Maria Bolacha: palestra “Leitura de Ilustrações”, com Simone Matias; conversa com a escritora- “Romance Histórico”, com Guiomar Grammont e “Amizades Literárias- a escritora como leitora”, com Ana Paula Maia. No Espaço Sarobá: palestra “Literatura na e da Fronteira, com Milton Mariani; palestra “Leitora e Poeta, Questão de Escolhas , com Dora Ribeiro; e, “Dedo de Prosa”, com Samuel Medeiros, Ana Maria Bernardelli, Ewerton Carvalho Souza, Fábio Fernandes Gondin, Marcos Estevão Moura e Guiomar Grammont.

Na sexta-feira, dia 08/07, será apresentado o espetáculo teatral “Autobiografia Autorizada”, com o ator Paulo Betti. A programação dos espaços será diversificada. No espaço Sururu: Oficina de criação “A Força do Poema”, com Angélica Freitas; Workshop “Livros à Mesa, Literatura Gastronômica, com Dedê Cesco e Elis Regina. No Espaço Maria Bolacha: palestra “Catando Piolhos-Contando histórias”, com Daniel Munduruku; workshop “Literatura, Indústria Criativa e o Turismo”, com Marcelo Safadi/Regina Correa-ABH; e, mesa de discussão “Cinema e Literatura”, com Luis Fernando Imediato, Cândido Alberto e Nilson Rodrigues. Já o espaço Sarobá traz conversa com a escritora “Linhas Reais, Trópicos Imaginários, com Raquel Naveira; palestra “Eu me chamo Antônio-uma experiência literária na rede”, com Pedro Gabriel ; e, Dedo de Prosa com Lucilene Machado, Raphael Lugo Sanches, Henrique Pimenta, Jander Baltazar Rodrigues e Alda Nilma de Miranda.

No sábado, dia 09/07, o show musical fica por conta de Tetê Espíndola. No espaço Maria Bolacha haverá a palestra “Literatura e Direitos Humanos”, com Paulo Thadeu Gomes da Silva. No Espaço Sururu: conversa com o escritor “O Eu e o Outro- escrever biografia”, com Júlio Maria; e a oficina de leitura infantil, com Karina Vicelli e Renata Damus. No Espaço Sarobá: Palavra aberta, com Paulo Betti; palestra Lobivar Matos;Poeta de todos os povos”, com Susylene Dias e Fernanda Matos; e, o Dedo de Prosa com Luciano Serafim , Henrique de Medeiros, Elias Borges de Campos, Carmem Lúcia Dias Andrade, Luiz Alfredo Magalhães e Paulo Thadeu Gomes. No mesmo dia, haverá ainda Cururueiros-Oficina de dança de Corumbá, roda de sarobá com Jucy Ibanez, Gideão Dias e Marluci Brasil; performance com Salim Haskan e Cia Maria Mole.

Quem quiser saber mais sobre a obra e vida de Lobivar poderá participar da palestra “Lobivar Matos: O Poeta de Todos os Povos”, ministrada pela professora Susylene Dias da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pela neta do escritor, Fernanda Matos. A palestra acontecerá no sábado (09) às 18:30, no Espaço Sarobá.

Fonte: Assessoria de Comunicação RTVE/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *