TV Educativa e TV Morena firmam parceria

A TV Morena, afiliada da Rede Globo, vai participar do processo de conversão digital da TV Educativa. O diretor-presidente da Rádio e TV Educativa (RTVE), jornalista Bosco Martins, e o gerente administrativo e financeiro da TV Morena, Nicomedes da Silva Filho, discutiram nessa terça-feira acordo de cooperação técnico-operacional.

Segundo o diretor-presidente da RTVE, jornalista Bosco Martins, por orientação do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Sérgio de Paula, chefe da Casa Civil, a TV Educativa, está buscando parcerias para racionalizar os custos do processo de digitalização. “Customização e inovação” são as palavras chaves, diz.

Bosco Martins, diretor-presidente da RTVE, e Nicomedes da Silva Filho, gerente administrativo da TV Morena. Foto: Rogério Medeiros.

A parceria prevê a cessão de receptores de sinais e aparelhamento do Controle Mestre, que é o coração da TV e projetos de engenharia para a conversão digital nos 23 canais da emissora do Estado. De acordo com Bosco Martins, a parceira da TVE, por ter executado todo o processo de conversão, “tem know how” para elaborar os projetos.

Em contrapartida ao acordo de cooperação, a TVE estende a permissão de uso de oito estações de retransmissão de sinais de satélite. O gerente administrativo e financeiro da afiliada da Rede Globo, Nicomedes da Silva Filho, considerou “importante a parceria, que atende as necessidades técnicas da TVE e também as demandas operacionais da TV Morena”.

Para Bosco Martins, “a cooperação com a TV Morena e as parcerias com outras instituições e entidades vão de encontro às diretrizes do Comitê de Gestão e Governança, que buscam alinhar as políticas públicas e compatibilizar os custos da ações do governo para superar a crise econômica que vive o Brasil”.

Para a operacionalização da TV Digital Pública, Bosco Martins defende uma “joint venture”, espécie de Intragov para cobrança do sinal digital, já antevendo o apagão analógico, “para que as TVs públicas invistam no jornalismo e na produção regional. A TV Morena tem produção regional constante, em razão do caráter privado, e não é justo que o telespectador tenha como opção apenas os canais HBO e Discovery”.

“Na era digital é importante enriquecer o conteúdo com a oferta de emissoras parceiras, sem perder de vista o jornalismo e a produção regional. Por orientação do governador Reinaldo Azambuja já estamos buscando a qualidade e diversificação do conteúdo, somando a produção própria com o conteúdo autoral independente”.

ASSINATURA

A assinatura do termo de cooperação TVE–TV Morena, discutido nessa terça-feira na sede da afiliada da Rede Globo em Campo Grande, deve ocorrer em data a ser definida de acordo com a agenda do governador Reinaldo Azambuja. Os termos da cooperação foram discutidos com a presença também do procurador jurídico da RTVE, Danilo Magalhães, do coordenador Técnico Operacional da TV Educativa, Cézar Roriz, e do engenheiro de telecomunicações da TV Morena, Antonio dos Santos Netto.

Fonte: Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *