11 de Janeiro de 2021

CULTURA

Nara Leão (1942-1989) não foi apenas a “musa da Bossa Nova”, foi uma das mais brilhantes intérpretes da MPB, “madrinha” de gênios como Chico Buarque e Edu Lobo. Agora ela tem sua história contada pelo jornalista Tom Cardoso na biografia Ninguém pode com Nara Leão, que chega às livrarias ainda este mês. Segundo Lauro Jardim, uma das revelações do livro é a ficha de Nara no DOPS, linha de frente da ditadura militar. No documento haveria um depoimento em que Roberto Menescal, amigo de Nara e patriarca da Bossa Nova, criticava o tom político das músicas que ela e outros artistas cantavam. Ouvido pelo autor, Menescal diz que o documento é falso. (Globo)

Primeiro documentário apresentado pelo Brasil para a disputa do Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira, Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou foi deixado à míngua pelo governo. Os produtores pediram à Ancine US$ 200 mil para promover o filme, que também pleiteia uma indicação a Melhor Documentário, mas não obtiveram resposta. Diante dessa situação, a diretora Barbara Paz iniciou um crowdfunding para obter a quantia. (Folha)

A lista de obras primas da música que completam 50 anos em 2021. Construção, de Chico Buarque (Youtube), What’s Going On, de Marvin Gaye (Youtube), Who’s Next, do Who (Youtube) e o clássico absoluto Led Zeppelin IV (Youtube) estão entre eles.

Sex & The City, sucesso dos anos 1990/2000, vai ganhar uma nova temporada de dez episódios na HBO Max. Do elenco original, somente Kim Cattrall (Samantha) não vai voltar.

COTIDIANO DIGITAL

As novas regras de privacidade do WhatsApp têm levantado críticas. Desde a semana passada, o aplicativo tornou obrigatório o compartilhamento de dados de seus usuários com as outras empresas do grupo, como Facebook, Instagram e Messenger. Entre essas informações estão: número de telefone; o número de IP, que indica a localização da conexão; e qualquer pagamento ou transação financeira realizada pelo WhatsApp. O conteúdo das mensagens, no entanto, segue sendo encriptado, segundo a empresa.

Com a mudança, já surgiram potenciais concorrentes, apontados como mais seguros. O aplicativo Signal, que é responsável pelo desenvolvimento da criptografia ponta a ponta do WhatsApp, foi surpreendido por uma alta demanda. A procura foi por causa de um simples tuíte de Elon Musk que escreveu “Use Signal”. A publicação foi ainda compartilhada por Edward Snowden.

O carro da Apple deve ser feito com a Hyundai. A montadora confirmou ao jornal local Korea IT News que está em negociações iniciais com a big tech para fechar a parceria até março. O plano seria produzir nos EUA cem mil carros elétricos autônomos, em 2024. Enquanto uma “versão beta” poderia ser lançada já no próximo ano.

VIVER

Pela primeira vez desde 11 de agosto, a média móvel de mortes por Covid-19 em sete dias ficou acima de mil. Na últimas 24h foram 483 óbitos, lembrando que o número sempre cai nos fins de semana. Mesmo assim, a média móvel ficou em 1.016, com um crescimento de 65% em relação às duas semanas anteriores, confirmando a aceleração da doença.

O Japão anunciou neste fim de semana ter identificado a nova variação mais contagiosa em quatro pessoas provenientes do Amazonas, um dos estados brasileiros em que a crise da Covid-19 é mais grave. A mutação é semelhante às identificadas no Reino Unido e na África do Sul. Casos dessa variante foram identificados em São Paulo, mas nenhum foi registrado no Amazonas até o momento.

Mas agora já há vacinas em processo de aprovação. Na sexta (08) a Fiocruz e o Instituto Butantan pediram à Anvisa a autorização para uso emergencial da vacina de Oxford e da CoronaVac, respectivamente. A agência aprovou os documentos entregues pela Fiocruz, mas pediu novas informações ao Butantan. O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse ter estranhado os novos pedido da Anvisa, enquanto o governador João Dória cobrou “senso de urgência” da agência. O governo estadual quer começar a vacinação no dia 25, aniversário da capital.

Na Europa, a despeito de diversos países já terem iniciado a vacinação, o clima é sombrio. “O pior ainda está por vir”, disse a chanceler alemã Angela Merkel. Para ela, o aumento nos casos ainda não reflete o contágio durante as festas de fim de ano. Mesmo no Reino Unido, primeiro país a começar a imunização, o número de mortes vem batendo recordes. No Vaticano, onde a vacinação deve começar esta semana, Fabrizio Soccorsi, médico pessoal do Papa Francisco, morreu de Covid aos 78 anos.

A pandemia acentuou a fuga de cérebros no país. Com o trabalho remoto, empresas estrangeiras estão contratando profissionais qualificados brasileiros, especialmente na área de TI, sem que estes sequer precisem deixar o país. Sem oferecerem remuneração à altura, empresas brasileiras acumulam vagas abertas. (Globo)

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *