12 Jul 2019

Ficou para o sábado o 2º turno da reforma da Previdência

Não será mais possível encerrar hoje a votação da reforma da Previdência na Câmara. O presidente da Casa, Rodrigo Maia, teve de encerrar a sessão à 1h40, já de madrugada, porque o quórum estava baixando. Nem todos os destaques foram apreciados — seis deles foram, faltam ainda mais seis. Ainda é possível, se as modificações forem todas encaradas hoje, que o voto em segundo turno ocorra no sábado. Mas, de acordo com Maia, isto dependerá da quantidade de deputados que permanecerem em Brasília no fim de semana. Em caso contrário, vai para a semana que vem. (Poder 360)

Por 567 votos a 15, os deputados cederam à pressão do presidente Jair Bolsonaro e tornaram mais brandas as regras para aposentadoria de policiais federais, rodoviários, legislativos, os civis do Distrito Federal e agentes penitenciários. A idade mínima desceu para 53 anos, os homens, e 52, as mulheres. Vale para quem já está na ativa. Quem entrar na carreira terá idade mínima de 55. Votaram juntos governistas e a esquerda, além da bancada da bala. (Folha)

Outra das mudanças aprovadas foi no tempo mínimo de contribuição. No texto base, o original, o previsto é que homens precisavam contribuir por pelo menos 20 anos antes de poderem se aposentar, e as mulheres por 15. Os tempos foram igualados — anos têm o mínimo de 15 anos. As idades mínimas, porém, continuam iguais. 65 anos para eles, 62 para elas. Outro destaque aprovado garante que a pensão por morte de cônjuge ou parceiro não pode ser menor do que um salário mínimo. (G1)

O PDT abrirá, na semana que vem, um processo na comissão de ética para expulsar os oito deputados que votaram a favor da reforma da Previdência. A estrela será Tabata Amaral. “É um processo com amplo direito de defesa”, afirmou o presidente do partido, Carlos Lupi. “Aqui não é juiz Sergio Moro.” Uma decisão do STF garante que deputados expulsos por suas legendas não perdem o mandato. “Ela está demonstrando não ter compromisso com as orientações do partido.” (Globo)

Ciro Gomes: “Ela cometeu um erro indesculpável, mas vale lembrar que a deputada tem 25 anos e ainda é uma idade em que as pessoas podem errar. No caso, um erro desse contra a melhor tradição do trabalhismo brasileiro e contra o povo mais pobre, é um erro que não pode passar impune. Não acho, francamente, que ela tenha mais lugar para ficar no PDT. Acho que ela deveria sair, assim como os outros deputados do partido que votaram a favor da reforma também.” (UOL)

Ricardo Kotscho: “Foi uma acachapante derrota da esquerda, por margem muito maior do que o próprio governo esperava. A esquerda do Facebook e do zap-zap encontrou uma culpada pela acachapante goleada sofrida: a jovem Tabata Amaral. Antes mesmo de ser anunciado o resultado, começou o linchamento virtual da deputada nas redes. Ao ler a quantidade de maldades que escreveram sobre ela, tenho a obrigação de sair em sua defesa. Ao contrário de outros deputados que votaram em troca de emendas fartamente distribuídas pelo governo, ela votou por entender que era necessária. Em lugar de dar força a novas lideranças, para recuperar sua imagem desgastada junto à opinião pública, a esquerda acaba jogando figuras independentes como Tabata no colo da direita. Culpar Tabata pela derrota fragorosa é mais do que um erro político, é uma estupidez. Não vai mudar o resultado.”

O Zero Três quer ser embaixador em Washington. O Brazil Journalinformou primeiro, depois o resto da imprensa confirmou, Bolsonaro quer indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, para a cadeira. Tendo completado 35 anos na terça-feira, acaba de entrar na idade limite. O Senado, porém, precisa aprovar. (Brazil Journal)

O raciocínio que o jornalista Igor Gadelha ouviu de “conselheiros próximos ao presidente” é que, em se tratando de uma indicação política e por já ter conhecido o presidente Donald Trump, Eduardo teria simpatia do governo americano e poderia estreitar os laços. No Planalto, o único assessor que dá pitaco em política externa é o olavista Filipe Martins. (Crusoé)

No Congresso, informa o Painel, a avaliação é de que Bolsonaro está superestimando seu poder entre parlamentares após a aprovação da reforma da Previdência. Assim como está dando ainda mais poder sobre seu clã ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Já é ele quem decidirá se abre ou não o Conselho de Ética para investigar o senador Flavio Bolsonaro pelo caso Queiroz. Agora é quem decidirá se Eduardo poderá ser embaixador. Já no Itamaraty, o pouco respeito que o chanceler Ernesto Araújo inspirava, diminuiu ainda mais. (Folha)

Bernardo Mello Franco: “A lei estabelece que os chefes de missão diplomática devem ser escolhidos entre os ministros de primeira classe, que chegaram ao topo da carreira no Itamaraty. ‘Excepcionalmente’, diz o texto, podem ser indicados outros brasileiros ‘de reconhecido mérito e com relevantes serviços prestados ao país.’ Eduardo Bolsonaro acaba de atingir a idade mínima. Seu mérito mais reconhecido é ser filho de Jair. O Supremo ainda terá que decidir se a súmula contra o nepotismo permite que o zero-três vire embaixador. Nenhuma democracia séria trata o seu principal posto no exterior como capitania hereditária. Quem adota a prática em pleno século XXI é a Arábia Saudita.” (Globo)

É… Um cargo já ocupado por Joaquim Nabuco, Oswaldo Aranha, Walther Moreira Salles e Roberto Campos. (Wikipédia)

VIVER

Cerca de 100 famílias ribeirinhas estão desalojadas em Coronel João Sá, na Bahia. A água de uma barragem que fica no povoado de Quati, em Pedro Alexandre, a cerca de 435 km de Salvador, invadiu ontem a cidade vizinha. A prefeitura decretou situação de emergência e calamidade pública. Veja imagens de cidades afetadas.

Prédios com fachada de vidro causam impactos ao meio ambiente? No podcast Os Novos Cientistas, a arquiteta Rosilene Regolão Brugnera avaliou a relação. “Analisamos suas fachadas e como suas características influenciam no consumo de energia, nos impactos ambientais e no custo. A ideia do projeto foi trabalhar essas três variáveis de forma integrada ao longo de toda a vida útil do edifício”, explicou. Ela fez uma avaliação do ciclo de vida (ACV) dessas construções para seu estudo de doutorado no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP.

Vai fazer happy hour hoje e trabalhar amanhã? economia do Reino Unido tem um custo de 1,4 bilhão de libras (US$ 1,8 bilhão) com pessoas que vão ao trabalho de ressaca ou ainda embriagadas, segundo dados de pesquisadores. O Instituto para Estudos do Álcool (IAS, na sigla em inglês), de Londres, fez o cálculo com base em uma pesquisa com 3,4 mil trabalhadores do Reino Unido, que em média disseram ser 39% menos eficazes quando insistem em trabalhar apesar de terem bebido muito em algum momento anterior. A análise considerou o resultado juntamente com os custos médios de mão de obra para chegar ao prejuízo econômico.

Com ‘airbnbíndio’, indígenas de Paraty recebem parentes de outras etnias durante a Flip. Veja as fotos.

CULTURA

Em São Paulo, o Trail Of Dead faz shows hoje a amanhã no Sesc Pompeia . No Mundo Pensante, tem show de Anelis Assumpção nesta sexta-feira. No cenário eletrônico, rola mais uma Gop Tun amanhã na Fabriketa, com Skatebård, Luca Lozano, Fett Burger e Raiany Sinara entre as atrações. Cacá Machado mostra as músicas do álbum Sibilinano Blue Note nesta sexta. No domingo, diversos Sescs recebem autores que participam agora da Flip. Veja toda a programação e relembre, também, a entrevista de Kalaf à Bravo!, sobre o livro Também os Brancos Sabem Dançar. Celso Frateschi estreia hoje o monólogo Diana, com direção de Rudifran Pompeu, no Sesc Ipiranga. Em cartaz no CineSesc, a Mostra de Cinemas Africanos, com exibição de raridades de países como o Mali, Tunísia, Nigéria e Marrocos. Entre os destaques da Mostra Todos os Gêneros, que acontece no Itaú Cultural, estão mesas de discussão de diversidade no cinema e arte e show de Angela Ro Ro, nesta sexta. Veja a programação. E a Casa Guilherme de Almeida comemora 40 anos amanhã com leitura dramática, exibição de filme e lançamento do livro Caleidoscópio.

No Rio de Janeiro, o Festival Ecrã, de cinema experimental, acontece no MAM até 21 de julho, com participação do diretor Robert Altman, que comenta McLuhan Esnobado: o Cínico Ocidental. Veja toda a programação. Maglore e Vanguart fazem dobradinha hoje na Fundição Progresso. No sábado, tem Pirâmide Perdida no Circo Voador, com shows de Febem, Akira Presidente e do grupo que dá nome ao selo – com Bk’, Bril, CHS, El Lif Beatz, Juyè, Jxnv$ e Luccas Carlos. A Audio Rebel recebe Jair Naves no domingo. Já o Escritório recebe o encontro experimental entre Gueersh e Feliz FM nesta sexta. No Sesc CopacabanaEra Medeia está em cartaz com os atores Eduardo Hoffmann e Isabelle Nassar. O solo de Jéssika Menkel, Cálculo Ilógico, reestreia no Teatro Sergio Porto a partir de hoje. O Museu Histórico Nacional abre hoje a exposição Nas Asas da Panair – com a memorabilia da empresa de aviação que foi extinta na ditadura. A ópera Fausto, de Charles Gounod, será apresentada a partir deste domingo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A direção musical e regência é de Ira Levin.

Para mais indicações culturais, assine a newsletter da Bravo!

Para as crianças, estreia A Pequena Travessa (trailer). É a história de Lilli Susewind, uma menina que tem a habilidade de falar com animais, mas ninguém sabe deste segredo. Já Atentado ao Hotel Taj Mahal (trailer) é um drama baseado nos ataques terroristas ao famoso Hotel Taj Mahal em Mumbai, na Índia. Entre os sobreviventes, estão o renomado chef Hemant Oberoi e o garçom Arjun, que escolhem arriscar suas vidas para proteger as demais vítimas. Sucesso na França, entra em cartaz a comédia romântica Amor à Segunda Vista (trailer). Do dia para a noite, Raphael acorda em um universo paralelo onde ele nunca conheceu Olivia, o amor da sua vida. Agora ele precisa reconquistar a sua esposa, mesmo sendo um completo estranho para ela. Confira outras estreias da semana.

COTIDIANO DIGITAL

A nova versão do Windows 10, que será lançada em 2020, dará aos usuários a opção de uso sem senhas. A Microsoft já vem adotando faz alguns meses uma política de se livrar das senhas — a conclusão é de que oferecem pouca segurança, já que a maioria das pessoas usa sempre as mesmas para manter na memória, e, portanto, mais atrapalham do que ajudam. Quem optar por acessar os serviços da empresa sem senha poderá optar pelo reconhecimento de digital, nos aparelhos que permitem a possibilidade, o reconhecimento facial via câmera ou um código PIN. E, sim, embora um PIN seja formado por apenas quatro dígitos, na análise da companhia de Bill Gates ele oferece mais segurança.

O Twitter ficou fora do ar por pouco mais de uma hora, ontem à tarde, e os apps diversos no celular ou no computador não conseguiam carregar o que havia de novo. Ocorreu, de acordo com a empresa, “uma interrupção causada por uma mudança de sistema”.

Fonte: @Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *