19 de Novembro de 2020

        O primeiro satélite 6G do mundo já está em órbita. O satélite foi lançado semana passada pela China e será                usado para a construção de cidades inteligentes, prevenção de desastres e proteção do meio ambiente. Esse tipo          de conexão, segundo o governo chinês, é até 100 vezes mais rápido que a do 5G, disponível no mercado.

Pois é… Enquanto o 5G ainda avança pelo mundo, alguns países já planejam o 6G. A Coreia do Sul quer começar a testar essa tecnologia em 2026 pra já estar disponível comercialmente pelo menos em 2028. Nos testes, o objetivo é atingir 1Tbps em velocidades de transmissão de dados, o que equivale a cerca de cinco vezes mais rapidez do que o 5G e redução de latência para um décimo dos serviços atuais.

A Alphabet, dona do Google, desenvolveu um robô movido a energia solar voltado pro agronegócio. Chamado de Projeto Mineral, o robô inspeciona safras agrícolas com o uso de análise de dados e inteligência artificial, pra coletar dados, como altura da planta e tamanho do fruto, e cruzar com informações sobre o clima e a saúde do solo. A ideia é que os agricultores consigam, assim, prever como diferentes variedades de plantas respondem a seus ambientes e tornar a produção de alimentos mais eficiente. Por enquanto, o projeto tem sido testado na África do Sul, Argentina, Canadá e EUA, mas deve ser expandido, com o tempo, pra outros locais. (Época Negócios)

        COTIDIANO DIGITAL

A Apple anunciou redução pela metade da comissão de 30% sobre os apps na App Store. A medida, no entanto, vai valer a partir do próximo ano só pra pequenos desenvolvedores — aqueles que faturam até US$ 1 milhão por ano na plataforma. Segundo a Apple, representam 98% dos desenvolvedores da App Store.

Mas… Os seus principais críticos ficaram de fora e não gostaram da mudança. Para a Epic Games e o Spotify foi um gesto só pra acalmar os críticos e os processos antitruste encarados pela companhia na Europa e nos EUA, enquanto faz pouco para resolver o que as empresas veem como problemas sistêmicos com a estrutura da App Store e o ecossistema iOS. Ambos criticam a obrigatoriedade de realizar as transações dentro do marketplace. O Fortnite chegou a ser banido da App Store depois que a Epic começou a cobrar por fora do sistema da Apple.

       CULTURA

Dirigido por Bárbara Paz, o documentário Babenco — Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou (veja o trailer no Youtube) foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 2021. O longa retrata o cineasta argentino naturalizado brasileiro Hector Babenco (1946-2016), um dos mais importantes nomes do cinema, criador de clássicos como Pixote, a lei do mais fraco (1980), Brincando nos campos do Senhor (1990), Carandiru (2003) e principalmente O beijo da Mulher-Aranha (1984), que deu Oscar de Melhor Ator a William Hurt e teve indicações a Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Diretor em 1986. Bárbara, que foi casada com Babenco, não escondeu a emoção: “É o primeiro documentário indicado ao Oscar estrangeiro pelo Brasil. Isso é histórico.”

Era 1976. Um ano antes, Paulinho da Viola lançara Argumento (Youtube), seu manifesto pelo samba tradicional. Mas isso não comoveu Jorge Ben, hoje Jorge Ben Jor, que brindou os fãs com África Brasil, seu seminal 14º disco. Nele, o artista trouxe em definitivo para o samba não só a guitarra, mas o soul, o funk, o rock e o que mais remetesse à matriz africana. Uma das canções, Taj Mahal (Youtube), acabou plagiada por Rod Stewart. A história desse disco fundamental é tema do livro África Brasil – Um dia Jorge Ben voou para toda a gente ver, da jornalista Kamille Viola (nenhum parentesco com Paulinho).

Enquanto a Netflix observa (com bom humor) a chegada da Disney+ ao Brasil, outra concorrente corre por fora. A Netmovies passou a oferecer em seu canal do Youtube 100 filmes clássicos que podem ser vistos gratuitamente – justo a categoria em que a Netflix é mais fraca. Na lista estão obras fundamentais como O encouraçado Potemkin (1926), de Sergei Eisentein, Noites de Cabíria (1957), de Federico Fellini, e especiais dos brasileiros Mazzaropi e Zé do Caixão.

       VIVER

Se ainda não se instalou, a segunda onda da Covid-19 está batendo às nossas portas. Em São Paulo, as internações pela doença na rede municipal saltaram 26% na última semana. Diante desse cenário, especialistas criticam a decisão do governo estadual de deixar para o fim do mês a revisão do plano de medidas de isolamento. No Rio a situação é semelhante. A ocupação dos leitos de UTI da rede municipal da capital e privada no estado passou de 90%, fazendo com que a prefeitura mandasse um alerta às unidades de saúde recomendando a reativação de espaços destinados aos infectados pelo coronavírus. (Folha)

O Brasil registrou ontem 754 mortes por Covid-19, segundo o consórcio de veículos de comunicação. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias subiu para 584, o que confirma a tendência de alta. E não é só por aqui. O mundo teve na quarta-feira 11.099 mortes, o recorde em um único dia desde o início da pandemia. Nova York, um dos epicentros da doença nos EUA, voltou a fechar as escolas devido ao aumento de casos.

Diante da segunda onda, haverá vagas suficientes nos hospitais? Será necessário restringir novamente as atividades econômicas? Há risco de a letalidade ser maior? Confira as respostas de especialistas para estas e outras perguntas. (Globo)

Enquanto isso, o governo federal segue confuso. No início da manhã de ontem, o perfil do Ministério da Saúde no Twitter publicou uma nota defendendo o isolamento social e enfatizando que não há, no momento, vacina ou remédio para a doença. As orientações, corroboradas pela comunidade científica, vão na contramão do que defende o presidente Jair Bolsonaro. O tuíte foi retirado do ar, e, em nota, o ministério disse que ele continha “informações equivocadas”, atribuídas a um “erro humano já corrigido”.

Mas nem tudo são más notícias. A Pfizer anunciou nesta quarta-feira a conclusão da terceira fase de testes de sua vacina contra a Covid-19. A análise preliminar dos dados indica uma eficácia de 95%, acima dos 90% que a própria empresa divulgara na semana passada. Desenvolvida em parceria com o laboratório alemão BioNTech, a vacina tem um problema de logística que preocupa os especialistas: precisa ser armazenada e transportada a -70º C.

No Brasil, a Pfizer comunicou ter apresentado ao governo federal uma proposta para vacinação de “milhões de pessoas” no primeiro semestre de 2021, mas sem informações de valores. A Anvisa publicou ontem no Diário Oficial da União uma norma que simplifica a análise para registro de imunizantes.

E São Paulo recebeu na quinta-feira as primeiras 120 mil doses da CoronaVac, produzidas na China.

       ECONOMIA

Em encontro, os principais executivos de bancos brasileiros alertaram pro risco de o Brasil viver um cenário de dominância fiscal. Ou seja, as ferramentas que o BC tem para controlar o avanço dos preços, entre elas a Selic, perdem potência: se eleva os juros para conter a alta de preços, eleva ainda mais o endividamento e, no limite, abre a porta pra mais inflação. Se não faz nada, a inflação pode ganhar força de qualquer maneira. O Brasil ainda não está nessa situação, mas para os bancos, o governo precisa andar com as reformas. O BC, por sua vez, tem sido cada vez mais cobrado a alterar sua sinalização para os juros, indicando possível aumento da Selic, diante da aceleração dos preços. (Estadão)

Então… As pautas consideradas prioritárias, como PEC emergencial e as reformas tributária e administrativa, só devem avançar no Congresso em fevereiro. (Folha)

Pois é… A Fitch, manteve o rating do Brasil em BB-, com perspectiva negativa. A agência de classificação de risco citou o endividamento do governo e as incertezas em relação à manutenção do teto de gastos para 2021.

Após quase dois anos parado, o Boeing 737 MAX vai voltar a ser operado nos EUA. O aval foi dado pela Administração Federal de Aviação (FAA) americana, mas ainda deve demorar um tempo pra aeronave voltar aos céus: todos os 737 Max terão de passar por modificações e os pilotos de cada companhia aérea devem fazer novo treinamento. A circulação do avião foi suspensa após falhas na aeronave causarem dois acidentes, que deixaram 346 mortos.

Por aqui, continua proibido. A Anac ainda está no processo de avaliação das modificações. Porém, a tendência é que a autorização saia rápido — a Gol, a única companhia brasileira a usar a aeronave, espera voltar a voar com ela em 30 dias.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *