18 de Novembro de 2020

        CULTURA

Não existe lado bom de uma pandemia, mas pode haver boas notícias. Diante do isolamento social, os brasileiros compraram 25% mais livros no varejo no terceiro trimestre, em comparação o mesmo período de 2019. Os dados são do 11.º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2020, divulgado ontem. Contando o ano até agora, o número ainda está abaixo do período anterior, mas os varejistas apostam na Black Friday e no Natal para melhorar ainda mais a vendas. (Estadão)

As filmagens do longa de ação e comédia Red Notice foram interrompidas por um motivo inusitado. Com 1,96m e 120kg, o astro Dwayne “The Rock” Johnson não coube no Porshe Tycan que seu personagem dirigiria.

       COTIDIANO DIGITAL

Os CEOs do Facebook e Twitter voltaram ontem ao Congresso americano. Dessa vez pra falar sobre sua moderação de conteúdo por decidirem bloquear reportagem do New York Post que fazia alegações sobre o filho de Joe Biden. A pressão veio dos dois lados: os republicanos alegaram censura ao presidente Trump e seus aliados durante a eleição, enquanto os democratas criticaram a disseminação de desinformação sobre a votação. Jack Dorsey e Mark Zuckerberg defenderam suas políticas, mas algumas brechas ficaram aparentes. Zuckerberg, por exemplo, disse que não excluiu conta do ex-conselheiro de Trump, Steve Bannon, após ele sugerir a decapitação de dois altos funcionários dos EUA, por não ter quebrado as regras da plataforma. Também voltou à discussão a Seção 230, da Lei de Decência nas Comunicações. Os republicanos defenderam acabar com o texto que protege as empresas de serem processadas por conteúdos que os usuários postam, enquanto os democratas querem uma reforma.

A Microsoft avisou que pelo menos até o final de abril de 2021 vai ter falta de Xbox Series X e o Series S. Sem revelar números, a empresa disse que a procura está grande: a venda no lançamento dos novos consoles foi a melhor da sua história.

        PARA ONDE VAMOS?

Barcelona criou um plano pra priorizar pedestres e bicicletas em vez de carros. No centro da cidade, 21 ruas vão ser redesenhadas pra terem menos vagas de estacionamento e mais ciclovias, espaços pra crianças e áreas verdes. A ideia é que ninguém fique distante de mais de cerca de 200 metros de um pequeno parque. O novo projeto será implementado nos próximos 10 anos.

A DiDi, dona da 99 no Brasil, criou o primeiro carro elétrico feito exclusivamente pra serviço de carona. O veículo chamado de D1, foi feito em parceria com a montadora também chinesa BYD e conta com portas de correr elétricas, sistema de assistência ao motorista e telas para os usuários acompanharem o trajeto. A DiDi já tem cerca de um milhão de carros elétricos registrados em sua plataforma, mas esse só será vendido para os seus motoristas e já estará em operação na China nos próximos meses

Por falar em veículos elétricos… A Apple fez uma parceria com a ChargePoint pra os usuários terem informações, como localização, status das estações de carregamento e custo, pelo CarPlay.

Serviços de compartilhamento de bicicletas, carros e patinetes não significam apenas mais agilidade na mobilidade urbana, mas também abrem oportunidades pra conhecer melhor o perfil de cada trajeto por meio do compartilhamento de dados entre as empresas e os gestores públicos. As vantagens são muitas: de um lado, pode ajudar as cidades a gerenciarem a demanda por cada modal. Do outro, incentiva a inovação e criação de novos serviços, como apps.

       VIVER

A CoronaVac, vacina chinesa que no Brasil é feita em parceria com o Instituto Butantan, é segura e produziu anticorpos em 97% dos voluntários que a tomaram. Os dados, confirmados por analistas independentes, foram publicados ontem na revista científica Lancet Infectious Diseases. As informações se referem aos testes das fases 1 e 2 – faltam ainda resultados da fase 3, que está em andamento.

O Butantan vai receber já nesta semana doses prontas da vacina e, até o fim do mês, insumos para produzir o imunizante aqui no Brasil. A informação é de Dimas Covas, diretor da instituição paulista. Na estimativa dele, será possível disponibilizar já em janeiro 46 milhões de doses da vacina, que ainda precisa de aprovação da Anvisa.

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro disse em conferência online com chefes de Estado dos Brics que o Brasil “busca e trabalha por uma vacina própria”. O problema é que as três pesquisas de vacinas 100% nacionais ainda estão fase pré-clínica, testes em laboratório e com animais. Somente os quatro imunizantes desenvolvidos em parceria com instituições estrangeiras estão em fase adiantada dos testes em humanos.

E a média móvel de mortes no Brasil na última semana ultrapassou 550, indicando a maior tendência de alta desde maio. Ontem foram contabilizados 676 óbitos, elevando o total para 166.743 desde que a Covid-19 chegou ao país. A taxa de transmissão também subiu, chegando a 1,1, de acordo com o Imperial College, da Inglaterra. Isso significa que cada grupo de 100 pessoas infectadas passa o vírus para outras 110.

Em número absoluto de mortos, o Brasil continua em segundo, atrás apenas dos EUA. Mas a Argentina nos passou no triste ranking de óbitos por milhão de habitantes, 796, e ocupa a quarta posição mundial. Aqui são 787. Confira a lista.

Pelo menos 13 dos 16 municípios do Amapá, incluindo a capital Macapá, voltaram a ficar sem luz na noite de ontem. Foram as mesmas cidades atingidas no dia 3 por um primeiro blecaute e que estavam com o fornecimento de energia em sistema de rodízio. O ONS confirmou que o apagão ocorreu às 20h31 e disse que estava trabalhando para restabelecer a totalidade das cargas no estado o mais breve possível. Ainda não sabe o que causou a nova interrupção nem quando a situação será normalizada, parte da energia começou a voltar durante a madrugada. O apagão do dia 3 levou ao adiamento das eleições municipais em Macapá.Panelinha no Meio. Em tO presidente da Argentina, Alberto Fernández, apresentou na terça-feira ao Congresso um projeto legalizando o aborto no país. Segundo ele, a criminalização do procedimento só aumenta o número de abortos ilegais e provoca a morte de milhares de mulheres.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *