Mato Grosso do Sul, 13 de Julho de 2023.
Dourados

Performance negativa em pesquisa de fórum interno realizada em todo Estado por partido governista ascendeu alerta sobre a reeleição do candidato do PP, em Dourados, o atual prefeito Alan Guedes. A situação poderá culminar numa aliança e aproximação entre o partido que ja administrou a cidade,
o PT e o partido do governo, o PSDB.
A aliança que estaria sendo traçada a sete chaves tem como pré-acordo o nome que estiver melhor colocado no fechamento dos negociações, sendo pré-candidato do PSDB ou o do PT, formando o cabeça de chapa e o vice, aquele que estiver melhor colocado nas pesquisas. Geraldo Resense (PSDB-MS) Lia Nogueira (PSDB-MS) Tiago Botelho (PT) e Elias Ishy seriam os nomes que reúnem maior condições de fazer vingar o projeto.

Dourados I

Os amigos e admiradores do poeta Emmanuel Marinho, tem mais uma oportunidade de colaborar com seu tratamento de saúde.
É que o deputado estadual Pedro Kemp lançou nessa semana o seu quarto livro, “Cartas de Indignação”, com a renda sendo totalmente revertida ao tratamento do poeta. O livro, utiliza do gênero literário de cartas, onde o autor fala de realidades que acontecem todos os dias em nosso país e que não têm a ver apenas com dramas pessoais, mas com problemas do conjunto da sociedade. Ele começa cada carta abordando casos de discriminação e violências que aconteceram com pessoas específicas, com nomes e endereços, mas que remetem a situações vivenciadas por muitas outras pessoas no país e no mundo, e, por isso, passa a desenvolver uma reflexão mais detida sobre esses casos, buscando provocar nos leitores sentimentos de indignação e respostas de reprovação e de enfrentamento às injustiças dos dias atuais. O valor do livro é de 40 reais valendo duplamente a sua aquisição, tanto pela sua leitura, quanto pela colaboração na recuperação do poeta Emmanuel Marinho. Vamos colaborar!

Linha Branca

“Que tal gente fazer uma aberturazinha para linha branca outra vez? Facilitar a compra de geladeira, televisão, máquina de lavar roupa.” Depois do programa de redução de preços dos carros, Lula indicou que o próximo alvo devem ser os eletrodomésticos. A sugestão já foi feita ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e reforçada à ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e ao presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Questionada, Simone pediu “calma”, negou que o assunto esteja em estudo.

Aprovação

….Enquanto isso a aprovação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, subiu 39 pontos de maio para julho, chegando a 65%. Os números são da pesquisa Genial/Quaest realizada entre 6 a 10 de julho com 94 gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão das principais casas de investimento de São Paulo e Rio de Janeiro. Em março, a aprovação de Haddad era de apenas 10%. O bom desempenho do time de Haddad refletiu na percepção do mercado em relação ao governo Lula. Em maio, a avaliação negativa da gestão era de 86%. Em julho, recuou para 44%. Quanto à reforma tributária, 66% dos entrevistados acreditam que as mudanças aumentarão o bem-estar das pessoas.

Remoção

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), entrou com uma ação na Justiça para remoção de 42 vídeos do canal ICL Notícias no YouTube. Os vídeos são sobre denúncias de corrupção envolvendo seu ex-assessor Luciano Cavalcante e uma entrevista com sua ex-mulher Jullyene Lira, que o acusa de violência doméstica e uso de laranjas, veiculada pela Agência Pública, que também está sendo processada. A ação pede indenização de R$ 300 mil e desmonetização do canal por 90 dias. O juiz negou a retirada imediata dos vídeos. O mérito da ação ainda será julgado. O ICL Notícias afirma que há uma tentativa de censura. (Carta Capital e Agência Pública)

Remoção I

Já o juiz José Carlos Machado Júnior, da 3ª Vara Federal Cível de Belo Horizonte, ordenou a remoção dos conteúdos no YouTube e no Instagram em que o pastor André Valadão sugere a fiéis que “matem pessoas LGBTs”. O magistrado considerou que as falas “excederam limites da liberdade de expressão e de crença”. As duas plataformas têm cinco dias para excluírem a pregação sob pena de multa diária de R$ 1 mil. A decisão atende a pedido do Ministério Público Federal.

Fome

Um relatório da ONU revela que 21,1 milhões de brasileiros, ou 9,9% da população, passaram por situação de insegurança alimentar grave, ou seja, ficaram sem comida por um ou mais dias entre 2020 e 2022. Outros 70,3 milhões, cerca de um terço do país, estavam na categoria de insegurança alimentar moderada ou grave, quando não se tem certeza de conseguir comida, reduzindo o consumo. Além disso, 10,1 milhões passavam por subalimentação crônica, nível mais extremo de insegurança alimentar. Nessa fase, a situação da fome é duradoura e causa dor ou desconforto, porque a alimentação não oferece energia suficiente para o bem-estar físico.

Assumiram

O economista Gabriel Galípolo e o advogado Ailton Aquino dos Santos assumiram como os diretores de Política Monetária e Fiscalização do Banco Central (BC), respectivamente. Eles farão parte da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), formado pelo presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, e pelos diretores — entre eles, Galípolo e Aquino. Galípolo é ex-secretário do Ministério da Fazenda e assume o posto na expectativa de fortalecer uma aproximação entre o governo Lula e o BC, num momento de estremecimento da relação, devido à pressão para o corte na taxa de juros. Aquino, que é servidor de carreira do BC, assume uma pasta técnica e é primeiro negro a assumir uma diretoria no órgão.

Literatura

Morreu em Paris, aos 94 anos, o escritor tcheco Milan Kundera, mundialmente famoso pelo romance A Insustentável Leveza do Ser, de 1984. Militante comunista na juventude, foi um dos entusiastas da Primavera de Praga, tentativa de liberalizar o regime que é retratada em seu primeiro romance, A Piada, de 1967. O movimento foi abortado por uma invasão soviética em agosto de 1968, e, nos expurgos promovidos pela linha-dura, Kundera foi expulso do partido em 1970, exilando-se na França cinco anos depois. Em 1979, teve a cidadania tcheca cassada, naturalizando-se francês dois anos depois. A Insustentável Leveza do Ser, que retratava um grupo de pessoas durante e depois da Primavera de Praga, foi um sucesso mundial, alavancado em 1988 por uma adaptação para o cinema estrelada por Daniel Day-Lewis e Juliette Binoche. Kundera, porém, não gostava do filme, dizendo que ele simplificou demais sua obra. Seu último livro, A Festa da Insignificância, foi lançado em 2014.

Cinema

…E já que hoje é sexta-feira..Quem disse que salvar o mundo é coisa pra jovens? Aos 61 anos, Tom Cruise estrela Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1, principal estreia de hoje nos cinemas. Já o drama francês Herói de Sangue mostra africanos de países colonizados forçados a lutar pela França na Primeira Guerra. Mais fofo e também fantasioso, o brasileiro Perdida conta a história de uma jovem moderna que vai parar no século 19 e encontra o amor.
Confira a programação completa nos cinemas da cidade e bom proveito.

Fonte: Canal Meio, Nexo e Blog do Bosco.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *