22 de Janeiro de 2021

Terminou o drama da importação de dois milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca da Índia. O governo local autorizou a transação, e o avião trazendo o imunizante deve decolar para o Brasil ainda hoje. Como a vacina já teve o uso emergencial autorizado pela Anvisa, sua distribuição deve ser imediata

Já os insumos para fabricação tanto da CoronaVac pelo Butantan quanto da Oxford/AstraZeneca pela Fiocruz continuam na China. Segundo o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, disse que os entraves ao envio são burocráticos e não políticos. Ele negou ainda que as remessas estejam atrasadas.

A preocupação no Planalto, porém, é grande. Há o temor de que, sem insumos, crie-se um hiato de 30 a 40 dias sem vacinas no Brasil, o que seria desastroso para a imagem do governo.

A falta de material para produzir vacinas expõe a fragilidade do setor no Brasil. Apenas 5% da matéria-prima é feita no país. (Globo)

E o Butantan alertou ontem que não tem como garantir a eficácia da CoronaVac se a segunda dose for adiada, como querem alguns estados, para aplicar a primeira em um número maior de pessoas. (Globo)

Correndo por fora, representantes do laboratório União Química se reuniram ontem com a Anvisa para tentar a autorização de uso da vacina russa Sputnik V. A agência rejeitou o pedido feito no dia 16 por “falta de requisitos mínimos”, incluindo a realização de estudos da fase 3 (testes com grande número de voluntários no país). O laboratório, que tem dez milhões de doses da vacina, quer que a utilização dela em países como Argentina, Paraguai e Hungria seja considerada suficiente para a liberação.

Monica Bergamo: “O ex-presidente Lula foi diagnosticado com Covid-19 no dia 26 de dezembro em Cuba e precisou ficar 14 dias de quarentena no país. O escritor Fernando Morais, que foi com ele à ilha, chegou a ficar internado, mas já está curado. Eles desembarcaram na quarta no Brasil. Lula foi a Cuba participar de um documentário sobre a América Latina dirigido por Oliver Stone.” (Folha)

A Covid-19 fez o que parecia impossível: cancelou o carnaval carioca e, aparentemente, os Jogos Olímpicos. No Rio, o prefeito Eduardo Paes avaliou ser impossível realizar a festa em julho, como previa lei sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro. Entusiasta assumido do carnaval, Paes diz que o mais sensato é deixar para o ano que vem. (Globo)

CULTURA

Retomando nossa agenda cultural, em transmissão hoje à noite, a Osesp interpreta a Suíte Antiga de Alberto Nepomuceno e a Sinfonia nº 2 de Beethoven sob a regência de Thierry Fischer.

Em tempo para o Mês da Visibilidade Trans, celebrado em janeiro, a exposição virtual Afetividades Ordinárias reúne retratos de artistas e ativistas trans realizados por João Bertholini. A curadoria é de Neon Cunha.

O Grupo Tapa apresenta amanhã O Urso, peça cômica em um ato de Anton Tchekhov, sob direção de Eduardo Tolentino de Araújo. Inspirada por Bertolt Brecht, a companhia chileno-brasileira Tercer Abstracto investiga crises políticas e sanitárias na peça Épico, que cumpre temporada digital.

Com saudades de passear pelas ruas de Belo Horizonte? No domingo, a Casa Fiat de Cultura promove um percurso virtual por marcos da cidade conduzido pela historiadora Clarita Gonzaga.

No aniversário de São Paulo, celebrado na segunda, o Museu do Ipiranga conta a história da cidade através de fotos, pinturas e mapas de seu acervo. O conteúdo estará disponível neste endereço a partir do dia 25.

De segunda a quinta, as mulheres do coletivo Radialivres oferece curso gratuito sobre rádio e podcast. Também na segunda, o crítico Cássio Starling Carlos inicia o curso O CinemaSonho de David Lynch, que percorre as principais obras do criador de Twin Peaks.

Em edição online e gratuita, a Semana Paulista de Dança reúne a partir de segunda coreografias de grupos como o Balé Folclórico da Bahia e a Studio3 Cia. de Dança. As transmissões acontecem no canal do Masp no Youtube.

Na quinta, Linn da Quebrada e Jup do Bairro participam da série de encontros musicais Afetos da Casa Natura Musical.

COTIDIANO DIGITAL

A Huawei deve ser beneficiada com o impasse nas vacinas no Brasil. Isso porque o governo brasileiro vai baixar o tom contra a participação da chinesa na rede 5G para agilizar a importação dos insumos para a vacina. A decisão se a Huawei vai ou não ser proibida do leilão, previsto para o fim de junho, no entanto, vai ocorrer nas próximas semanas. Além de esperar a solução para as vacinas, Bolsonaro também vai ver o resultado da viagem do ministro das Comunicações, Fábio Faria, que visitará todos os fornecedores, incluindo Nokia, Samsung, Huawei e ZTE. A ideia é em seguida lançar um decreto com normas com as condições para as teles. (Folha)

As contas de Donald Trump no Facebook e Instagram vão continuar bloqueadas. A decisão de suspender definitivamente vai ser tomada pelo comitê independente da empresa e não tem prazo.

VIVER

Em comunicado à Organização Mundial da Saúde (OMS), da qual voltou a fazer parte, o governo dos EUA informou ter abandonado a política de Donald Trump contra a inclusão de saúde reprodutiva e direitos sexuais em programas e resoluções internacionais. A agenda antiaborto era uma das muitas bandeiras ultraconservadoras que uniam o antigo governo americano a Jair Bolsonaro.

O Pix foi desenvolvido como uma ferramenta para transferências bancárias instantâneas… até, claro, cair na mão do brasileiro. Está também sendo usado como aplicativo de paquera, inclusive com o próprio neologismo, “Pixsexual”. O mecanismo é simples. A pessoa faz uma transferência de valor irrisório, R$ 0,01, e, em vez da identificação da operação, escreve alguma variante de “oi, sumido/a”. O Banco Central não achou a menor graça e já soltou um comunicado lembrando que “o PIX é um meio de pagamento, não uma rede social”.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *